Edição V. 10, Ed. 24 - 29/06/2010
Porque a vitória não basta
Quando a gente publica artigos em jornais ou na Internet sempre se expõe a recriminações. Neste tempo de euforia nacionalista, que vem sazonalmente em época de copa do mundo, levantar questões sobre a pertinência de torcer ou não pela seleção canarinho pode soar muitas vezes como uma espécie muito peculiar de imprudência particular.
Leia este artigoCronópios literários
Cronópios são personagens criados pelo escritor argentino Julio Cortázar, um tanto distraídos, com almas de artista e meio desorientados dentro da ordem social. Podem também ser chamados de preguiçosos ou desanimados. Outros personagens que convivem com eles são os famas, de perfil mais prático e mais adaptados ao mundo. Os cronópios têm mais o espírito do próprio Cortázar, que dizia, inclusive, se considerar um deles. E é esse espírito que rege o site cronopios.com.br, que trata de literatura e de cultura em geral com leveza, sem ser superficial, através de artigos, críticas e ensaios. Além disso, obras de ficção também são publicadas, o que evita a sensação de que é apenas mais um site de críticas, mas formado também por escritores. Não há uma apresentação dos editores ou uma proposta formal do site, mas a organização de seu menu é auto-explicativa e seu conteúdo traz uma riqueza que vai se tornando rara na rede, em tempos de Twitter.
Leia este artigoDesabafo Cíclico
É com muito desprazimento que venho situar sucessos vividos na presente revolução de nosso astro mãe. Temo ter mais uma vez que deparar-me com a indiligência desta refeição em turba de cérebros. Nego-me “Levar à Cena” pensamentos de outrem, mantidos que estão em estado pusilânime. Fica clara a poltronaria aqui implantada e disseminada através do receio e dos vigilantes de “Lucros Cessantes”, cotejadores das vantagens econômicas alheias, digeridos pelos que representam “Princípios doutrinários”, tornados inverdades nos meandros das improbidades políticas: Arquitetamos assim venturo ditoso?
Leia este artigoJosé Saramago e a Finitude Indesejada
É uma sensação curiosamente estranha. O finito ficar ainda mais finito. Quando perdemos um Tom Jobim, quando se despede de nós um Carlos Drummond de Andrade, a gente fica com a sensação de precariedade ainda mais à flor da pele. O existir torna-se um sopro que, de um instante para outro, pode não mais acontecer. O existir torna-se precário em toda sua totalidade. Olhamos ao redor e percebemos o precário da própria vida. E agora fico sabendo de José Saramago. Deixou de existir. Tornou-se radicalmente precário.
Leia este artigoTurmas indisciplinadas: uma questão de ponto de vista
Os professores podem reclamar de tudo: do baixo salário, do excesso de trabalho, dos alunos bagunceiros, do diretor autoritário, mas tem uma coisa de que eles nunca poderão se queixar: de tédio. Para quem não é chegado a uma rotina, gosta de enfrentar desafios, superar obstáculos (desculpem pelas sentenças lugar-comum), ser professor é a profissão ideal.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui