Edição V. 10, Ed. 28 - 27/07/2010

Geociências: um olhar interdisciplinar

Geociências é uma das áreas que estarão oferecendo suas primeiras disciplinas no próximo trimestre – cujas inscrições terminam dia 11 de agosto. Uma característica essencial e comum a elas é a interdisciplinaridade; todas têm a proposta de integração com outras áreas do saber para a abordagem de temas transversais.

Leia este artigo

Multi-trilha

Multi-trilhas é um site educativo que tem como principal objetivo auxiliar crianças surdas na aquisição da segunda língua – o Português escrito. Ao contrário do que se pode pensar, porém, o site não é dirigido exclusivamente a tal público. Para quem tiver interesse em aprender alguns vocábulos em Libras (a língua dos sinais) ou estiver se alfabetizando, ele é de grande serventia.

Leia este artigo

Noel Rosa - ironia no retrato popular

Entre o povo e a música popular, no Brasil, existe uma relação de simpatia quase gratuita quando essa música é feita em forma de crônica, seja como uma pequena história do cotidiano, seja como crítica social, política ou de costumes. Caetano Veloso, por exemplo, em seu livro Verdade Tropical, já chegou a comparar sua Alegria, Alegria à composição de Chico Buarque A Banda, contrastando a letra nostálgica desta com o apontamento moderno de sua composição. O baiano reconhecia, no entanto, que se inspirara na música de Chico para fazer uma marcha, ainda que contemporânea. Ao tratar de temas conhecidos da população, a descrição do personagem que anda com “nada nos bolsos ou nas mãos”, cansado de “tanta notícia” e com o “peito cheio de amores” causa uma empatia com o cidadão comum tão forte quanto a nostalgia de uma ingênua banda que tenta fazer a “gente sofrida despedir-se da dor”. A crônica em forma de marcha – em forma de música, no geral – atinge os sentimentos do homem popular de forma tão direta que, por vezes, passa pela crítica sem despertá-la.

Leia este artigo

Análise da motivação no trabalho

É preciso considerar outras fontes de motivar o pessoal, mas é crucial que sejam colocadas em prática, pois, se algum entusiasmo é observado no início da implantação, muitos professores, funcionários, dirigentes são levados ao estado de desânimo e fracasso pela desistência que se consolida, por causa das dificuldades causadas pela força das mudanças e da cultura local.

Leia este artigo

Desafios da ciência contemporânea: nem especialista, nem generalista

O cenário científico da atualidade traz uma figura cada vez mais presente: o especialista, isto é, aquele indivíduo que domina plenamente a teoria e os instrumentos de uma determinada área do saber. Se por um lado tal função se mostra necessária pelo fato de o edifício científico estar ganhando novos andares bem como novas divisões e subdivisões, por outro torna-se cada vez mais raro aquele indivíduo que conhece o prédio por inteiro, uma espécie de síndico. Os habitantes de tal construção têm domínio e conhecimento única e exclusivamente da área que lhes diz respeito. Assim, o que fazer quando ocorre um abalo na estrutura do prédio?

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco