Edição V. 10, Ed. 34 - 14/09/2010

Hans Christian Andersen

É comum que grandes artistas vivam suas vidas em um mundo à parte onde nem sempre se pode perceber a diferença entre a obra e vida pessoal do artista. No caso de Hans Christian Andersen, isso foi levado a um extremo pouco conhecido pela maioria das pessoas que admiram sua obra. Mais que o conhecido escritor de contos de fadas, Andersen foi um criador compulsivo e obcecado pela fama.     

Leia este artigo

Física desde a infância

Será que já se foi o tempo em que o magistério era uma das grandes profissões a serem escolhidas? Ou será que o sucesso profissional depende de sorte, isto é, um misto de oportunidades e capacidade de cada um? Numa época em que o magistério é visto por muitos com discriminação, é ótimo conhecer casos de professores bem-sucedidos, e é dever de cidadão divulgá-los. Conheça a trajetória de Adriana Oliveira Bernardes, colaboradora da revista Educação Pública que desenvolveu ao longo dos seus quinze anos de profissão uma série de projetos que motivaram muitos alunos a seguir carreira na área de exatas.

Leia este artigo

Leibniz e a forma substancial

Na relação causal entre alma e corpo há uma harmonia prévia organizada por Deus. É assim que Leibniz explica como algo inextenso (alma) causa modificações em algo extenso (corpo). O corpo não é simplesmente uma união de órgãos, ou, indo mais fundo, um aglomerado de células; há algo a mais, que é justamente o que dá unidade a esse corpo – nada mais é que a alma. Um corpo sem essa unidade é como um corpo de um cadáver, isto é, apenas um aglomerado de células organizado de determinado modo. No caso do corpo vivo, pode-se afirmar – contrariando as leis matemáticas – que o todo é maior do que a soma das partes. Não há unidade real em uma cadeira, pois ela é um agregado de peças, de partes; o que dá essa unidade real é a forma substancial.

Leia este artigo

Matar aula

Todos os dias, mesmo que já estejamos acostumados, as notícias de violência acabam por chamar atenção na mídia, como: “Homem mata mulher e três filhos”, “Mulher traída mata marido” etc. O ser humano parece ter atração por histórias de matar ou morrer. Porém, há casos em que “matar” recebe outra conotação e ainda assim vira caso de polícia.

Leia este artigo

Instituto Arapoty

A maioria das pessoas parece não se dar conta, mas já se passaram mais de cinco séculos da época em que índios trocavam trabalho escravo e pedras preciosas por quinquilharias vindas de Portugal. A ignorância que a população indígena tinha do modus operandi de exploração europeia já não existe mais. Essa ignorância, que a civilização prefere chamar de “inocência”, transformou-se em uma consciência de sua situação em um mundo que foi civilizado e globalizado. Arapoty significa renascimento, e talvez renascer tenha sido uma necessidade para um povo que foi quase exterminado.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco