Edição V. 10, Ed. 36 - 28/09/2010

Responsável por um dos três projetos brasileiros finalistas do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010 é do Rio de Janeiro: Siddharta Dias

Ele é um sonhador (que faz dos seus sonhos realidade) e aposta na tecnologia como estruturante do pensar ao agir, dando autoria aos alunos e fazendo com que os educadores acompanhem todo o processo de construção do conhecimento. Para o professor Siddharta Dias de Almeida, isso, sim, é inovação!

Leia este artigo

Timor-Leste: reaprendendo a língua portuguesa com a ajuda do Brasil

Hoje, em nossa era democrática, esperamos ter acesso a todo e qualquer tipo de informação, sem restrições de ordem moral ou política. Afinal, já não vivemos mais em uma ditadura, já existe liberdade de imprensa e a globalização promove uma maior integração entre os povos espalhados pelo mundo. Mais ainda: em busca de um fortalecimento cultural e mesmo econômico, os países de língua portuguesa estão se aproximando cada vez mais. Isso tem acontecido de forma constante, talvez o último exemplo seja o recente acordo ortográfico. Entretanto, por muito tempo, não tivemos acesso a informações sobre o Timor, e muitos ainda desconhecem aspectos importantes de sua história.

Leia este artigo

Brasiliana USP

No dia 16 de agosto de 2010, Vinicius de Moraes foi promovido post mortem ao cargo de ministro de primeira classe da carreira de diplomata. Desde 1943, o poeta era membro do corpo diplomático brasileiro, mas foi exonerado pela ditadura militar, em 1969. Se Vinicius foi ou não um bom representante do governo brasileiro, cabe a seus biógrafos e aos conhecedores da matéria julgar. Mas a contribuição poética do escritor carioca é inegável, mesmo para aqueles que o conhecem apenas pelas letras de músicas em parceria com Tom Jobim, Baden Powell, Chico Buarque ou Toquinho.

Leia este artigo

Ler para quê?

Desde que a pedagogia passou a se preocupar efetivamente com o aluno (e não apenas com o conteúdo da matéria e com a passagem de conhecimento, sem se importar com a qualidade desse conhecimento), existe uma questão incômoda nas salas de aula: o livro a ser escolhido para leitura.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pandemia e Educação na imprensa

26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

Leia aqui


15/09 Precursor e de contribuição "incomparável": como acadêmicos estrangeiros enxergam Paulo Freire

Leia aqui


31/08 Entre as principais medidas para enfrentar a crise, escolas disponibilizaram materiais pedagógicos impressos, e criaram grupos em aplicativos e redes sociais para facilitar a comunicação

Leia aqui

Seção Divulgação Científica

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco