Edição V. 10, Ed. 40 - 03/11/2010

Como a leitura exercita várias áreas cerebrais

Mas, acima de todas as estupendas invenções, que eminência de mente foi aquela de quem imaginou encontrar um modo de comunicar os seus mais recônditos pensamentos à pessoa que se queira, ainda que distanciada por um longuíssimo intervalo de espaço e de tempo? Falar com aqueles que se encontram nas Índias, falar com quem ainda não nasceu nem terá nascido daqui a mil ou dez mil anos? E com que facilidade! Com as junções variadas de vinte caracterezinhos sobre o papel.

Leia este artigo

O que os pais pensam sobre as reuniões escolares coletivas entre eles e os professores?

Sabe-se da grande influência que a vida escolar tem no desenvolvimento de nossos filhos: é lá que eles irão conviver com seus pares, se tornarão cada vez mais autônomos e formarão aspectos significativos de sua personalidade. A cada fase na vida da criança o papel da escola parece mudar, mas sua importância continua a mesma. Um dos meios mais utilizados para promover uma aproximação entre os pais e a escola são as reuniões coletivas entre esses e os professores. Para entender um pouco mais sobre a relevância de tais encontros, entrevistei cinco pais de alunos (quatro mães e um pai) com filhos de diferentes idades, de diferentes escolas e de diferentes criações.

Leia este artigo

A farmácia do doutor Hofmann

No dia 16 de abril de 1943, o doutor Albert Hofmann foi “acidentalmente” contaminado por algumas substâncias químicas com as quais estava trabalhando. “Fui tomado por uma inquietude notável, combinada a uma prazerosa sensação de leveza”. Três dias depois, ele resolveu experimentar em si mesmo 250 microgramas da sustância e relatou após a experiência que “um demônio havia me possuído. Ele possuiu meu corpo, mente e alma. Pulei e gritei tentando me livrar, mas então me afundei no sofá, sem ter o que fazer”. Essa data ficou conhecida como “Dia da Bicicleta”, porque depois que os efeitos da droga se dispersaram ele voltou para casa pedalando.

Leia este artigo

Deficiência como potência

A professora Joana Belarmino de Sousa, da Universidade Federal da Paraíba, é cega. Nasceu assim e entende sua deficiência visual como potência. Realiza palestras, escreve livros, ministra aulas e usa seu notebook para organizar seus escritos. Tem, enfim, uma vida acadêmica muito parecida com a de outros tantos professores. Talvez a diferença maior entre ela e seus colegas seja o hábito de trazer para sua profissão um aspecto pessoal de sua vida: Joana decidiu pensar a cegueira academicamente, isto é, utilizando a ciência, a arte e a crítica. Entre os muros universitários, acaba por transformar o trabalho em sua vida, mas Joana resolveu seguir o caminho inverso.

Leia este artigo

O gosto pela ciência - Experimentar, aprender e, aí sim, gostar

Se cada um de nós olhar para trás e lembrar das aulas de Ciências, certamente terá muito mais lembranças dos momentos em laboratório do que das aulas teóricas, em que, muitas vezes, o conteúdo parecia tão abstrato e difícil de ser absorvido. Sem dúvida, o visual associado ao aprendizado teórico é mais bem registrado e fixado na memória. Contudo, seja na teoria ou na prática, o mais importante é a competência do professor em saber passar a informação e estimular os alunos no processo de aprendizagem.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco