Edição V. 10, Ed. 45 - 07/12/2010
Versos que circulam
Faço versos de manhã quando acordo deslumbrado. Alguns versos faço sozinhos, outros surgem de montão. Quando os versos são sozinhos somem dentro entre os neurônios, que correm mais do que os versos e que carregam as palavras, que andavam todas grudadas por uma enorme inspiração, pelos cantos da cabeça ou as deixa no coração. No coração não há nada, só veias e barulhos. Ficam os versos desmilinguidos esperando outros neurônios, de outra manhã deslumbrada, levarem-nos de volta à casa abraçar alguma irmã. Os versos que surgem em muitos, ponho-os fora no papel; pelo Letes corriam neurônios e eles arrancam versos da mão. Ficam os versos espalhados entre os cantos do papel. No papel não há nada, só tintas e linhas brancas. Ficam os versos e seus sentidos esperando outros neurônios que puxem versos do papel. Só assim por fundos sulcos eles correm soltos entre ideias, viram corpos dentro de almas, apontam para gentes, lugares e tempos, saem ao léu mas cheios de planos vão a passeio de manhã.
Leia este artigoNarrar ou não narrar, eis a questão
Há aqueles que escrevem suas histórias. São novelistas, romancistas, jornalistas, cronistas, biógrafos, poetas, apaixonados, cientistas, crianças, adultos; são tantos e tão variados que a lista não vai acabar neste parágrafo nem no próximo. Digamos, então, que são seres humanos que decidiram colocar em um papel ou gravar em um computador as palavras escritas que formam uma história. E cada narrativa se apresenta de uma forma.
Leia este artigoEAD em Foco: a revista científica online da Fundação Cecierj
Da ideia de divulgar os trabalhos científicos dos profissionais de educação a distância do Brasil e do exterior surgiu a EAD em Foco, a revista digital da Fundação CECIERJ. Lançada em abril de 2010, essa publicação científica em formato eletrônico tem edição semestral e já conta com 1.832 leitores cadastrados. Na próxima edição, prevista para dezembro, haverá artigos de profissionais de educação a distância de diversos estados brasileiros. Para conhecer a revista, basta acessar http://eademfoco.cecierj.edu.br e se cadastrar.
Leia este artigoMinha aluna Fátima
Há uns quinze dias, recebi no colégio um convite verbal, um tanto informal: uma ex-aluna teve duas poesias selecionadas num concurso da prefeitura do Rio em parceria com a Academia Brasileira de Letras e iria receber seu prêmio num evento na própria ABL; eu estava convidado para a cerimônia coletiva de entrega – junto à Fátima receberiam o prêmio professores, alunos e outros servidores (ela é auxiliar administrativa de uma escola municipal).
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."