Edição V. 10, Ed. 45 - 07/12/2010

Versos que circulam

Faço versos de manhã quando acordo deslumbrado. Alguns versos faço sozinhos, outros surgem de montão. Quando os versos são sozinhos somem dentro entre os neurônios, que correm mais do que os versos e que carregam as palavras, que andavam todas grudadas por uma enorme inspiração, pelos cantos da cabeça ou as deixa no coração. No coração não há nada, só veias e barulhos. Ficam os versos desmilinguidos esperando outros neurônios, de outra manhã deslumbrada, levarem-nos de volta à casa abraçar alguma irmã. Os versos que surgem em muitos, ponho-os fora no papel; pelo Letes corriam neurônios e eles arrancam versos da mão. Ficam os versos espalhados entre os cantos do papel. No papel não há nada, só tintas e linhas brancas. Ficam os versos e seus sentidos esperando outros neurônios que puxem versos do papel. Só assim por fundos sulcos eles correm soltos entre ideias, viram corpos dentro de almas, apontam para gentes, lugares e tempos, saem ao léu mas cheios de planos vão a passeio de manhã.

Leia este artigo

Narrar ou não narrar, eis a questão

Há aqueles que escrevem suas histórias. São novelistas, romancistas, jornalistas, cronistas, biógrafos, poetas, apaixonados, cientistas, crianças, adultos; são tantos e tão variados que a lista não vai acabar neste parágrafo nem no próximo. Digamos, então, que são seres humanos que decidiram colocar em um papel ou gravar em um computador as palavras escritas que formam uma história. E cada narrativa se apresenta de uma forma.

Leia este artigo

EAD em Foco: a revista científica online da Fundação Cecierj

Da ideia de divulgar os trabalhos científicos dos profissionais de educação a distância do Brasil e do exterior surgiu a EAD em Foco, a revista digital da Fundação CECIERJ. Lançada em abril de 2010, essa publicação científica em formato eletrônico tem edição semestral e já conta com 1.832 leitores cadastrados. Na próxima edição, prevista para dezembro, haverá artigos de profissionais de educação a distância de diversos estados brasileiros. Para conhecer a revista, basta acessar http://eademfoco.cecierj.edu.br e se cadastrar.

Leia este artigo

Minha aluna Fátima

Há uns quinze dias, recebi no colégio um convite verbal, um tanto informal: uma ex-aluna teve duas poesias selecionadas num concurso da prefeitura do Rio em parceria com a Academia Brasileira de Letras e iria receber seu prêmio num evento na própria ABL; eu estava convidado para a cerimônia coletiva de entrega – junto à Fátima receberiam o prêmio professores, alunos e outros servidores (ela é auxiliar administrativa de uma escola municipal).

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco