Edição V. 10, Ed. 46 - 14/12/2010

Discutindo questões relacionadas ao Ensino de Física no Brasil: a importância da contextualização

Fenômenos físicos observáveis em nosso cotidiano e que despertam o interesse do aluno devem ser aproveitados para motivar o aprendizado da Física no Ensino Fundamental e no Médio.

Leia este artigo

Conexão Professor

Conexão Professor é um site que procura ligar o professor ao conhecimento, com ênfase nas novas tecnologias. Ainda que seja voltado ao professor da rede estadual, seu conteúdo pode ser acessado quase integralmente por qualquer pessoa. São matérias sobre diversos temas relacionados à escola, notícias interessantes sobre inovações nas salas de aula brasileiras e internacionais, artigos especiais, agenda de cursos e eventos, reportagens, entrevistas.

Leia este artigo

Ir além do material didático: um jeito diferente de dar aula

Contar histórias, ler uma poesia, assistir a um filme ou a uma peça de teatro, ouvir uma música... Como oferecer aos alunos algo além do material didático? Ou melhor, há limite para atrair a atenção dos alunos e fixar o conteúdo em suas memórias?

Leia este artigo

Isto é Natal?

Muito cuidado com aquele amontoado de gente suada de tanto correr para procurar um presente o mais barato possível, com aparência de caríssimo, para berrar o nome do amigo oculto no meio de inimigos declarados! Muito cuidado!

Leia este artigo

Andar em Ouro Preto

Ouro Preto é uma cidade de pedra, cercada de rochas, construída em pedra-sabão, barro e minérios variados que são sua base e ajudaram a erguer suas ruas, igrejas e casas.

Leia este artigo

Os dois lados da ecologia

Como acontece há seis anos na cidade de Ouro Preto (Minas Gerais), o Fórum das Letras reuniu em novembro passado algumas cabeças pensantes para discutir literatura e cultura. E como também sói acontecer, a discussão tomou outros rumos, que acabaram sendo degustados e digeridos pelos palestrantes e pelo público presente. Nesta edição do Fórum, a mesa de debates Escrita, liberdade e transformação do mundo, formada por Leonardo Boff e pelo escritor Mia Couto, acabou por se revelar uma ótima oportunidade de discutir ecologia – assunto por demais genérico para ser questionado e por demais importante para ser ignorado.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco