Edição V. 11, Ed. 19 - 17/05/2011

Os desafios e as conquistas da Educação Inclusiva

Luísa Azevedo Guedes, pesquisadora e professora do Colégio Pedro II, concedeu uma entrevista à revista Educação Pública na qual debate o tema de estudo de seu mestrado, sobre Educação Inclusiva. Luisa é também membro do LaPEADE – Laboratório de Pesquisas, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ, coordenado pela professora Mônica Pereira dos Santos.

Leia este artigo

Áfricas

Quando pessoas da classe financeira mais alta rotulam pobres como “gente diferenciada” e pessoas da classe política incitam o racismo e a homofobia, está claro que há algo de podre no Reino do Pau-Brasil. O “brasileiro cordial” de Sérgio Buarque de Hollanda parece ter desistido de morar por aqui, e os atritos sociais são cada vez mais frequentes entre as camadas que dividem nosso povo. Essas camadas, que muitos insistem em esconder, são mantidas por preconceitos raciais, sociais e financeiros, basicamente.

Leia este artigo

Branco de alma negra? Nada de pré-conceitos

Sabe quando você acorda e parece viver um dia em que todos falam sobre o mesmo tema? Os mais místicos poderiam dizer que, em alguns dias, você acorda mais sensível e percebe com mais intensidade os sinais ao seu redor. Os terapeutas diriam que há momentos em que você faz uma reflexão sobre suas próprias questões e se espelha no que acontece no seu cotidiano. E acho mesmo que foi uma mistura disso tudo que aconteceu naquele dia.

Leia este artigo

Municipalização do Ensino Fundamental provoca remanejamento de docentes da rede estadual

Com o objetivo de reduzir a carência na sua rede, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro promoveu enquadramentos e atualizações de cargos previstos para docentes. Entre as novidades está o aproveitamento de professores DOC II (voltado para o primeiro segmento do ensino fundamental) para a função de DOC I (voltado para o segundo segmento).

Leia este artigo

O direito humano à guerra

Hugo Grotius, O Direito da Guerra e da Paz, 1625

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco