Edição V. 11, Ed. 19 - 17/05/2011

Os desafios e as conquistas da Educação Inclusiva

Luísa Azevedo Guedes, pesquisadora e professora do Colégio Pedro II, concedeu uma entrevista à revista Educação Pública na qual debate o tema de estudo de seu mestrado, sobre Educação Inclusiva. Luisa é também membro do LaPEADE – Laboratório de Pesquisas, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ, coordenado pela professora Mônica Pereira dos Santos.

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Áfricas

Quando pessoas da classe financeira mais alta rotulam pobres como “gente diferenciada” e pessoas da classe política incitam o racismo e a homofobia, está claro que há algo de podre no Reino do Pau-Brasil. O “brasileiro cordial” de Sérgio Buarque de Hollanda parece ter desistido de morar por aqui, e os atritos sociais são cada vez mais frequentes entre as camadas que dividem nosso povo. Essas camadas, que muitos insistem em esconder, são mantidas por preconceitos raciais, sociais e financeiros, basicamente.

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Branco de alma negra? Nada de pré-conceitos

Sabe quando você acorda e parece viver um dia em que todos falam sobre o mesmo tema? Os mais místicos poderiam dizer que, em alguns dias, você acorda mais sensível e percebe com mais intensidade os sinais ao seu redor. Os terapeutas diriam que há momentos em que você faz uma reflexão sobre suas próprias questões e se espelha no que acontece no seu cotidiano. E acho mesmo que foi uma mistura disso tudo que aconteceu naquele dia.

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Municipalização do Ensino Fundamental provoca remanejamento de docentes da rede estadual

Com o objetivo de reduzir a carência na sua rede, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro promoveu enquadramentos e atualizações de cargos previstos para docentes. Entre as novidades está o aproveitamento de professores DOC II (voltado para o primeiro segmento do ensino fundamental) para a função de DOC I (voltado para o segundo segmento).

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O direito humano à guerra

Hugo Grotius, O Direito da Guerra e da Paz, 1625

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