Edição V. 11, Ed. 29 - 26/07/2011

Omelete

Seu slogan é “entretenimento levado a sério”, e quem acessou o site por meio de uma crítica feita ao filme Cilada.com, produzido escrito e estrelado por Bruno Mazzeo, como eu, sabe que o Omelete divulga, elogia e critica na mesma proporção, se necessário.

Leia este artigo

Sem fundamento - crítica acadêmica e crítica intuitiva

O quadro à frente do casal observador é o famoso Beijo, de Gustav Klimt. Os dois se abraçam um pouco mais, com um sorriso apaixonado de quem se identifica com o casal traçado pelo pintor. Os termos “lindo”, “sublime”, “felicidade” saem das bocas do casal. Impressões apaixonadas. Até chegar o guia oficial do museu, que explica a um grupo de japoneses (em inglês) o uso do ouro, a influência dos mosaicos bizantinos, a perspectiva e o erotismo. Ao casal, interessaria o erotismo, mas eles já haviam saído de perto daquele sujeito chato.

Leia este artigo

Um diálogo que mudou minha vida

No fim da tarde de sexta-feira, como já era rotina minha, havia parado na lanchonete da esquina para tomar um cafezinho, que eu considerava sagrado, antes de voltar para o trabalho. Ao sentar, o garçom já sabia meu rotineiro pedido. Bastou apenas que eu acenasse para ele vir me servir. Notei que naquele dia havia dois senhores sentados à mesa, conversando com um entusiasmo que contagiava quem presenciasse a cena.

Leia este artigo

Aulas de Deleuze para todos – a experiência do filósofo na Universidade de Paris 8 Vincennes-Saint Denis

O Centro Universitário Experimental de Vincennes, fundado em 1969, surgiu como uma resposta aos eventos de maio de 1968. A instituição, situada perto de Paris, tornou-se espaço de discussão e liberdade de pensamento naqueles anos de chumbo, sendo por isso palco de violentos confrontos políticos ocorridos no pós-68. Tanto estudantes como professores de Vincennes eram caracterizados por uma postura política e um pensamento mais radical.

Leia este artigo

Hayao Miyazaki, o mestre oriental

Não é de hoje que os desenhos animados japoneses fazem sucesso no Brasil. Desde a década de 1960, séries como Astroboy, Speedy Racer e A princesa e o cavaleiro abriram caminho para essa invasão oriental, que se espalhou pelos principais canais de televisão do mundo.

Leia este artigo

Leitura e identidade: um processo de construção do ser humano

Precedendo a leitura, temos que retomar ao início da formação da comunicação oral entre os seres humanos, que evoluiu para sinais gráficos até originar a escrita e, com ela, a leitura interpretativa propriamente dita.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco