Edição V. 11, Ed. 35 - 06/09/2011

A MPB sempre renova a MPB

A nostalgia é uma tecla em que se insiste em bater quando se trata de música brasileira. João Gilberto era estranhado pelos fãs dos cantores de vozeirão e pelos puristas que não queriam saber de jazz no samba, músicos saíram às ruas para gritar contra o uso da guitarra na MPB, defensores de antigos carnavais abominam a transformação do samba-enredo em marcha. Provavelmente alguns críticos ainda hoje devem lamentar a evolução do lundu.

Leia este artigo

Redes sociais demais: Uso recomendado por todos e excessos recriminados até pelo Papa

Não faz muito tempo que elas chegaram e já estão mudando a maneira como nos relacionamos com nossos familiares, amigos, colegas, empresas etc. São elas as redes sociais, responsáveis por 16% do tempo gasto online e segundo colocada entre as categorias de sites mais acessadas pelos usuários brasileiros, perdendo apenas para os buscadores. E olha que a maioria dos brasileiros não têm computador em casa!

Leia este artigo

Jacson Andrade

Ao entrar no site Jacson Andrade basta clicar em “Dicas de Português” para se chegar ao blog deste competente professor de Língua Portuguesa.  Estudantes, “concurseiros”, professores, ou quem simplesmente quer aprender a falar e escrever português de forma correta podem fazer um bom proveito do blog.  

Leia este artigo

Vamos fugir da mesmice das aulas expositivas?

Bem, todos nós já estivemos sentados nos bancos escolares e todos sabemos como uma aula atrativa é bem-vinda.

Leia este artigo

A informática aplicada aos processos educacionais e a autonomia do aluno no novo milênio

Durante muito tempo, a prática docente foi guiada por uma concepção de ensino tradicional. Com isso, o processo de ensino e de aprendizagem ocorria em função de uma grande quantidade de conceitos e definições que deveriam ser reproduzidos pelos alunos. Nessa ótica, o aluno era concebido como “um sujeito passivo, que recebe as instruções de um professor que supostamente sabe o conteúdo a ser ensinado e, como num passe de mágica, transfere-lhe esse saber” (Xavier, 2007, p. 4). Essa postura esteve presente durante décadas em nossas escolas.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco