Edição V. 11, Ed. 35 - 06/09/2011
A MPB sempre renova a MPB
A nostalgia é uma tecla em que se insiste em bater quando se trata de música brasileira. João Gilberto era estranhado pelos fãs dos cantores de vozeirão e pelos puristas que não queriam saber de jazz no samba, músicos saíram às ruas para gritar contra o uso da guitarra na MPB, defensores de antigos carnavais abominam a transformação do samba-enredo em marcha. Provavelmente alguns críticos ainda hoje devem lamentar a evolução do lundu.
Leia este artigoRedes sociais demais: Uso recomendado por todos e excessos recriminados até pelo Papa
Não faz muito tempo que elas chegaram e já estão mudando a maneira como nos relacionamos com nossos familiares, amigos, colegas, empresas etc. São elas as redes sociais, responsáveis por 16% do tempo gasto online e segundo colocada entre as categorias de sites mais acessadas pelos usuários brasileiros, perdendo apenas para os buscadores. E olha que a maioria dos brasileiros não têm computador em casa!
Leia este artigoJacson Andrade
Ao entrar no site Jacson Andrade basta clicar em “Dicas de Português” para se chegar ao blog deste competente professor de Língua Portuguesa. Estudantes, “concurseiros”, professores, ou quem simplesmente quer aprender a falar e escrever português de forma correta podem fazer um bom proveito do blog.
Leia este artigoVamos fugir da mesmice das aulas expositivas?
Bem, todos nós já estivemos sentados nos bancos escolares e todos sabemos como uma aula atrativa é bem-vinda.
Leia este artigoA informática aplicada aos processos educacionais e a autonomia do aluno no novo milênio
Durante muito tempo, a prática docente foi guiada por uma concepção de ensino tradicional. Com isso, o processo de ensino e de aprendizagem ocorria em função de uma grande quantidade de conceitos e definições que deveriam ser reproduzidos pelos alunos. Nessa ótica, o aluno era concebido como “um sujeito passivo, que recebe as instruções de um professor que supostamente sabe o conteúdo a ser ensinado e, como num passe de mágica, transfere-lhe esse saber” (Xavier, 2007, p. 4). Essa postura esteve presente durante décadas em nossas escolas.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."