Edição V. 11, Ed. 37 - 20/09/2011

Rubem Fonseca – novos livros, velhos hábitos

Contar a história de uma vida seria aborrecido e inacreditável. São palavras que Rubem Fonseca repete em sua disfarçada autobiografia, José. Aos 86 anos, esse autor de Juiz de Fora que mudou a narrativa brasileira resolveu, mais uma vez, mostrar que a literatura tem suas fronteiras tão mal traçadas quanto os limites entre a verdade e a mentira. Assim, lança um livro tangente à sua biografia, mas que, ao mesmo tempo, não desmente nem assume em nenhum momento que narra a vida do próprio autor. Uma vida pode ser aborrecida; torná-la literatura é fazer dessa vida algo tão interessante e verossímil quanto a arte.

Leia este artigo

Observatório da crítica

Ao acessar www.observatoriodacritica.com.br, você encontra um site com cara de blog. Isso porque a ideia desse espaço é arquivar entrevistas, resenhas, artigos e referências de livros com conteúdo metacrítico e, ao mesmo tempo, ser interativo como um blog, propiciando a troca entre professores, pesquisadores, estudantes, escritores e outros.

Leia este artigo

Distorção idade-série, um dos males da educação do século XXI

A distorção idade-série virou uma bola de neve, principalmente nas escolas estaduais do Rio de Janeiro, que oferecem o curso regular noturno de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Podemos observar que o Art. 24, V, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96) menciona, no seu item b - possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar. Com base nesse artigo, os Governos Federal e Estadual vêm desenvolvendo programas e projetos com o intuito de minimizar o problema.

Leia este artigo

Outros setembros

Neste começo de mês, a humanidade foi varrida pela onda midiática que nos fez lembrar dos dez anos do 11 de Setembro norte-americano. Combatido pela contra informação de esquerda pela lembrança de outro 11 de Setembro (de 1973), que marcou o fim do governo popular chileno de Salvador Allende. Eu, amigo velho, me lembrei de uma curiosa tese, extraída, através de algum malabarismo hermenêutico, da metafísica do velho Hegel sobre o fim da história.

Leia este artigo

“Aquele cara do olho azul” e a Mulher Melão

A máxima “gosto não se discute” tenta evidenciar o quanto tal sentimento é subjetivo, o quando ele diz respeito à inclinação de cada um. Claro que alguns gostos podem mudar com o passar do tempo, com as companhias, com o hábito.

Leia este artigo

Entendendo o cinema: produto midiático ou expressão artística?

Quais seriam as fronteiras que separariam arte de mídia? Será o cinema uma forma de arte? Ou apenas produto da indústria cultural voltado para as massas? Ou seriam os dois?

Leia este artigo

Ministério do Planejamento lança o Portal da Pessoa com Deficiência

Com o objetivo de melhorar a vida das pessoas que têm algum tipo de deficiência e facilitar o acesso às páginas de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento está lançando o Portal da Pessoa com Deficiência e um novo modelo de acesso ao Programa Governo Eletrônico.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco