Edição V. 11, Ed. 37 - 20/09/2011

Rubem Fonseca – novos livros, velhos hábitos

Contar a história de uma vida seria aborrecido e inacreditável. São palavras que Rubem Fonseca repete em sua disfarçada autobiografia, José. Aos 86 anos, esse autor de Juiz de Fora que mudou a narrativa brasileira resolveu, mais uma vez, mostrar que a literatura tem suas fronteiras tão mal traçadas quanto os limites entre a verdade e a mentira. Assim, lança um livro tangente à sua biografia, mas que, ao mesmo tempo, não desmente nem assume em nenhum momento que narra a vida do próprio autor. Uma vida pode ser aborrecida; torná-la literatura é fazer dessa vida algo tão interessante e verossímil quanto a arte.

Leia este artigo

Observatório da crítica

Ao acessar www.observatoriodacritica.com.br, você encontra um site com cara de blog. Isso porque a ideia desse espaço é arquivar entrevistas, resenhas, artigos e referências de livros com conteúdo metacrítico e, ao mesmo tempo, ser interativo como um blog, propiciando a troca entre professores, pesquisadores, estudantes, escritores e outros.

Leia este artigo

Distorção idade-série, um dos males da educação do século XXI

A distorção idade-série virou uma bola de neve, principalmente nas escolas estaduais do Rio de Janeiro, que oferecem o curso regular noturno de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Podemos observar que o Art. 24, V, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96) menciona, no seu item b - possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar. Com base nesse artigo, os Governos Federal e Estadual vêm desenvolvendo programas e projetos com o intuito de minimizar o problema.

Leia este artigo

Outros setembros

Neste começo de mês, a humanidade foi varrida pela onda midiática que nos fez lembrar dos dez anos do 11 de Setembro norte-americano. Combatido pela contra informação de esquerda pela lembrança de outro 11 de Setembro (de 1973), que marcou o fim do governo popular chileno de Salvador Allende. Eu, amigo velho, me lembrei de uma curiosa tese, extraída, através de algum malabarismo hermenêutico, da metafísica do velho Hegel sobre o fim da história.

Leia este artigo

“Aquele cara do olho azul” e a Mulher Melão

A máxima “gosto não se discute” tenta evidenciar o quanto tal sentimento é subjetivo, o quando ele diz respeito à inclinação de cada um. Claro que alguns gostos podem mudar com o passar do tempo, com as companhias, com o hábito.

Leia este artigo

Entendendo o cinema: produto midiático ou expressão artística?

Quais seriam as fronteiras que separariam arte de mídia? Será o cinema uma forma de arte? Ou apenas produto da indústria cultural voltado para as massas? Ou seriam os dois?

Leia este artigo

Ministério do Planejamento lança o Portal da Pessoa com Deficiência

Com o objetivo de melhorar a vida das pessoas que têm algum tipo de deficiência e facilitar o acesso às páginas de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento está lançando o Portal da Pessoa com Deficiência e um novo modelo de acesso ao Programa Governo Eletrônico.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco