Edição V. 11, Ed. 46 - 29/11/2011

Livros usados – reciclar sem danificar Parte 1 - Sebos Virtuais

Há muitas pessoas que não gostam de comprar livros usados. É compreensível, uma vez que o próprio nome dado às lojas de livros usados nos remete ao desagradável ato de manipular capas gordurosas e sujas. É compreensível, principalmente, naqueles que têm alergia aos ácaros e outros micróbios, mas o fato de só comprar livros novos faz com que o leitor perca um bônus do livro de sebo: a história daquele livro. Não a história escrita pelo autor, impressa nas páginas, mas a história daquele objeto, que não está gravada por tipologia. Na verdade, é uma história que pode ser encontrada em fragmentos, dentro do livro: um autógrafo, uma dedicatória, um cartão esquecido entre as páginas ou mesmo uma lista de compras riscada no meio do diálogo entre Sherlock Holmes e o elementar Watson.

Leia este artigo

O passado fora do seu contexto: a estética retrô no cinema

Podemos dizer que vivemos no verdadeiro momento da sociedade de imagem, segundo Jameson (2006). E essa sociedade calcada nas imagens faz parte do que Kellner denominou “cultura de mídia” (Kellner, 2001, p. 9). Essa cultura de imagem tem como objetivos principais explorar a visão e a audição das audiências pelos vários meios de comunicação – jornais, revistas, rádio, televisão, cinema – e veicular símbolos que ajudam a constituir uma cultura comum para a maioria das  pessoas em várias regiões do mundo, na tentativa de criar identidades nas quais os indivíduos se inserem ou não, numa espécie de cultura global. Logo, nesse contexto, é importante ressaltar a centralidade da questão cultural no debate contemporâneo (Hall, 1997).

Leia este artigo

Algumas considerações sobre a importância das feiras de ciências

Feiras de ciências constituem-se em recursos riquíssimos para divulgação de ciência na comunidade escolar. A construção de um experimento científico envolve – ou deveria envolver – o dialogismo entre professor e aluno e entre os alunos.

Leia este artigo

As manifestações da USP

O campus da Cidade Universitária da USP, entidade educacional mantida pelo Estado de São Paulo, foi palco de manifestações de estudantes durante os meses de outubro e novembro. Muitos acham que o fato gerador de tais atos foi a detenção de estudantes por porte de maconha. A história vem de bastante antes.

Leia este artigo

A competência leitora no Ensino Médio: uma análise das habilidades de leitura requeridas pelo Exame Nacional do Ensino Médio - Enem

Todos sabemos que a leitura é, no contexto atual, uma competência linguística de fundamental importância que surge como diferencial competitivo, sobretudo no que diz respeito aos processos seletivos, como é o caso do Enem e das provas de vestibular. Sabemos também que, nos últimos anos, o ensino de língua [seja ela Portuguesa ou Estrangeira] tem passado por inúmeras alterações e modificações. Com a publicação dos documentos oficiais [PCNs e OCNs], surge um novo enfoque com base em uma perspectiva textual e, sobretudo, contextual. No Brasil, essa nova visão foi aceita e, acima de tudo, utilizada pelos órgãos que elaboram provas para exames e vestibulares. Diante dessa perspectiva, as mais recentes provas de Língua Portuguesa lançam mão de um enfoque inovador, trazendo múltiplas e diversificadas estratégias de leitura.

Leia este artigo

Bullying: indisciplina e abuso no contexto da Educação Física

O atual contexto escolar apresenta um fato preocupante na relação entre os alunos, o fenômeno denominado bullying; trata-se de “brincadeiras” utilizadas para evidenciar o constrangimento e a falta de respeito e limites entre as pessoas.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco