Edição V. 11, Ed. 9 - 01/03/2011

Full Time: Reflexões sobre nossa língua

Com efeito, temos uma língua que nos identifica como um povo, uma sociedade ímpar com características particulares. Daí se deduz que “é na linguagem que se refletem a identificação e a diferenciação de cada comunidade e também a inserção do indivíduo em diferentes agrupamentos, estratos sociais, faixas etárias, gêneros etc.” (Leite; Callou, 2002, p. 7).

Leia este artigo

Independência ou morte!

– Que absurdo! Como deixaram a criança cair do 21º andar?

Leia este artigo

O leitor brasileiro na visão de nossos escritores clássicos

Em continuação ao tema explorado no minicurso Literatura, Ensino e Divulgação Cultural, oferecido pela professora doutora Muna Omram na UFF, sobre o qual falamos aqui na edição de 4 de janeiro de 2011, a formação do leitor brasileiro mereceu especial atenção. Para Antonio Candido, faz pouco tempo que as obras nacionais trabalham com base no sistema literário autor – obra – público. Para o historiador, a literatura deve valorizar um esquema comunicativo mais completo, que não isole o autor em sua produção, mas coloque-o em diálogo com outros autores, adeptos ou não da mesma tendência. Durante muito tempo, o que vimos foi uma produção literária mais ou menos consciente de seu papel e que renegava o leitor a um papel secundário. Para esses autores, o papel do leitor era apenas ocupar um lugar de destaque como receptor privilegiado dessas obras.

Leia este artigo

Uso do celular: Falar ao telefone já é quase uma função secundária

Seja em casa, na escola, no trabalho, “na chuva, na rua, na fazenda ou numa casinha de sapê...” Em todos os lugares e situações, tem sempre um celular tocando... E também funcionando como aparelho de som, como máquina fotográfica e como computador. Na mesma velocidade em que a tecnologia evolui, novos recursos facilitadores aparecem e, em contrapartida, surgem novas dificuldades para saber como lidar com essas novidades que invadem nosso cotidiano.

Leia este artigo

Visões sobre a Educação Infantil

A Educação Infantil é, na maioria das vezes, o primeiro passo das crianças para fora do ninho, do ambiente seguro da família e do lar. Como lidar com esse momento de passagem? O que uma escola deve oferecer nessa etapa? Para saber mais sobre esse período tão rico e delicado da formação de nossas crianças, Márcia Andrea Ferreira Cardoso, uma das sócias da Escola Jardim Botânico Educação Infantil, conta uma pouco de sua experiência de quase duas décadas nesse ramo da educação.

Leia este artigo

Teatro para alguém

A internet tem sido uma ferramenta usada com sucesso para divulgar várias iniciativas nacionais de teatro. Que o digam os espetáculos de stand-up, que viraram uma febre no Youtube e dali saíram para bares e casas de espetáculos nacionais lotados. O formato foi tão bem recebido pelos internautas que a atriz e diretora Renata Jesion pensou: se a combinação entre teatro e internet dá tão certo, por que não criar um teatro virtual?

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco