Edição V. 12, Ed. 14 - 10/04/2012

Lutar contra a destruição ambiental é lutar por justiça social

A cada dia que passa, a Conferência da ONU Rio+20, que deve acontecer de 20 a 22 de junho, começa a virar tema de interesse e debate na grande mídia e, sobretudo, entre redes e organizações pelo mundo afora. Agora já é possível, pela Internet, mapear análises e posicionamentos de diferentes atores que estarão de algum modo presentes no evento oficial ou na Cúpula dos Povos. Sou dos que dão as costas à Conferência da ONU por sentir que, numa conjuntura de crise capitalista profunda, cujo epicentro está nos países desenvolvidos, cujos governos, além de muito envolvidos em eleições, não passarão daquelas declarações sem efeito prático. No fundo, não acredito que os governos queiram mudar alguma coisa – a começar pelo nosso, cuja prioridade é crescimento como condição necessária para avançar na justiça social entre nós, brasileiros e brasileiras.

Leia este artigo

Ensaio ecológico: o legado da história para a conservação da biodiversidade brasileira

Como biólogo de formação (e de coração), raras vezes vejo temas de minha área tratados com a devida seriedade, embasados em conhecimentos bem fundamentados. Assim, venho dar a minha modesta opinião sobre dois temas que estão em voga nos dias de hoje: mudanças climáticas e conservação – com foco em minha pátria, o Brasil.

Leia este artigo

Anseios, obsessões e Bossa Nova

Um alemão conhece a música de João Gilberto por um japonês e resolve vir ao Brasil conhecer o pai da Bossa Nova. A música não tem fronteiras, é nossa primeira conclusão. E é ótimo que não tenha, porque esse mesmo alemão se emociona com a música a ponto de largar tudo e tentar encontrar seu intérprete. No caso de João, interpretar é quase dar nova autoria à canção, e o alemão compreende isso, compreende que o cantor refaz a música que canta e que, se sua identificação com o cantor é tão grande, eles devem ter muito em comum. Marc Fischer, o alemão, vem para o Brasil tentar entender aquela música, aquele cantor, aquele personagem. Sua saga é transformada em um romance-documentário de linguagem coloquial e tom levemente policial: é o livro Ho-ba-la-lá, lançado pela Companhia das Letras em 2011.

Leia este artigo

Discutir Educação a Distância é discutir Educação

Os artigos reunidos no livro EaD Online: suportes e leituras, organizado por Alexandre Farbiarz e Jackeline Lima Farbiarz, discutem importantes aspectos da Educação a Distância, especialmente no que diz respeito ao emprego de inovações tecnológicas. Nesses trabalhos são feitas análises sobre modelos e práticas educacionais – que, diga-se de passagem, quase sempre valem para as atividades presenciais, em sala de aula ou fora dela.

Leia este artigo

Criola

O site da ONG Criola é um espaço de militância e engajamento para quem se interessa por questões e debates ligados ao preconceito racial, à discriminação das mulheres e das minorias. Na própria chamada do site fica clara a linha que segue: “Criola – lutando pelo fortalecimento das mulheres negras, contra o racimo e a lesbofobia”.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco