Edição V. 12, Ed. 17 - 08/05/2012

Desaviso

1. Não pedir mais as incongruências beba-se café frio, if matizes supérfluas não nos contaminam deixaria as areias imóveis se, e enquanto? bicos e pés e tons bifurcassem este desejo quase traço de uma certeza humana que respira isto são poros, calosidade, rugosas ventosas que me colam à memória alheia e eu andarilho e eu compartilho e eu martelo eu e o som bigorna que me divide entre um lugar que imagino e outro que me contamina Existe a mesa e um sorriso anônimo Avisando estes olhos em forma de vento que a toalha desenhara-se de um já café quente If

Leia este artigo

Ser pai é padecer no Baixo Gávea

Sim. Era esse bar mesmo que eu frequentava quando tinha a sua idade. Não, só comecei a namorar sua mãe quando eu tinha uns 25 anos e sua mãe tinha... Eu não vou entregar a idade de sua mãe. Não, os garçons não eram esses que estão aí. Aqueles devem estar aposentados. Anda, vamos embora. Eu sei que ainda são duas e meia da manhã e hoje é sábado, mas sua mãe me disse que você não avisou nada e eu sabia que você ia estar aqui, tomando esse negócio de cafeína com bebida destilada. Eu sei que é bebida energética, mas para que tanta energia? Amanhã, você vai acordar ao meio-dia, para que tomar bebida com cafeína? Levanta, Pedro. Vamos embora.

Leia este artigo

O hábito que encanta Como adquirir o prazer da leitura desde cedo?

Mexer com o imaginário, embalar o sono, ampliar o conhecimento, aguçar a curiosidade, incentivar a escrita e o senso crítico... São infinitas as possibilidades que a leitura proporciona, e tudo pode começar como uma brincadeira. Por que não?

Leia este artigo

Uma lição de autonomia

Diferentemente dos conselhos de classe em que cada aluno é analisado individualmente, a reunião de início do ano letivo tende a ser mais generalizante, mais teórica. Este ano, na escola onde leciono, não foi diferente. Falou-se sobre o projeto político-pedagógico da escola, sobre o que fazer em relação aos atrasos dos alunos, como e quando seriam as provas e outros assuntos gerais. Essas reuniões são interessantes, pois muitas vezes tornam-se também espaço de debate e troca de ideias entre os professores. Na minha escola especialmente isso ocorre não só por ter grande número de professores (apesar de nem sempre todos estarem presentes nas reuniões) como também pelo fato de eles levantarem diferentes bandeiras e seguirem as mais diversas tendências políticas e pedagógicas: tem os revolucionários, os conservadores, os sindicalistas, os proativos, os inovadores, gente que faz e gente que fala (e fica só no discurso).

Leia este artigo

Modelo de liderança no Brasil

Fatores históricos de relevante impacto ainda se encontram vigorosamente presentes na forma de gerir pessoas na vida organizacional brasileira. A influência do modelo de liderança tradicional atravessou séculos e culminou na atual dificuldade de desenvolver tanto a autonomia do pensamento e da ação do trabalhador quanto os comportamentos resistentes e defensivos de boa parcela de líderes. A estatística perde terreno para a simples curiosidade e avança as fileiras do estudo comprometido com a compreensão do fenômeno.

Leia este artigo

Aprendizagem com dispositivos eletrônicos

Neste artigo, vou tentar descrever algumas possibilidades do uso de três dispositivos tecnológicos na educação: o celular – mais especificamente os smartphones –, os tablets e os e-readers (ou leitores de livros). A aprendizagem mediada por esses aparatos já está sendo chamada de m-learning. Também abordarei algumas questões sobre seu presente e futuro.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco