Edição V. 12, Ed. 20 - 29/05/2012
Meu amigo Charlie Brown
Minha filha de quatro anos ganhou, por esses dias, o DVD Snoopy & Charlie Brown – coleção anos 60. Coloquei para vermos juntas. Ela curtiu no começo, logo depois me pediu para botar um filminho qualquer “das princesas” (essas moças são uma verdadeira febre para as meninas, até tentei fugir dessa ditadura, mas, diante da quantidade dos apelos comerciais, desisti). Enrolei para não trocar o filme e, cinco minutos depois, ela havia adormecido. Para minha sorte, pude continuar assistindo.
Leia este artigoTerra, Vida e Liberdade
Saibam europeus, árabes e canadenses E outros povos do além-mar Que o arroz que te servem à mesa Está nutrido com a desgraça dos guarani-kaiowá Gados, porcos e cavalos da Índia, China, Coreia e Marrocos, A soja que colocam em teus límpidos cochos Está mesclada de séculos de banimento e sangue Do povo guarani-kaiowá e de outras nações irmãs Ah!, urbanoide deste planeta idiotizado, Saberás tu quantos gurizinhos indiozinhos Cometeram suicídio a cada acelerada de teu automóvel? Tu sabes a diferença entre cana-de-açúcar e Terra sem Males? Primeiro vieram os espanhóis, os portugueses, os paulistas; Depois, a serra, o desmate, o café, o colonião; Juntos vieram o gado, o trator, o migrante, a cidade E as aldeias guarani secam no leito das estradas De que valem as divisas recolhidas pelos navios-celeiros E esse mar de grãos que navegam nas bolsas de valores Se germinam as ervas daninhas a reproduzir sua amargura Na Terra intoxicada, sem Vida e sem Liberdade? Tuas lágrimas, guarani, denunciam desespero, fraqueza e força De uma nação sem fuzis, resistente e sem derrota Arcos ao ombro e uma flecha no coração cravada Pela agrosselvageria, agrobarbárie, agrobestialidade Mirem essas mulheres que não são de Atenas Seus maridos, filhos violentados pela lesa-humanidade Tudo isso e nada vai impedir os guarani-kaiowá De voltar à sua Terra, à sua Vida, à sua Liberdade Suas crianças sonham com banho no rio, canoa, lambari Sapo-cururu, jaguatirica, capivara, quati, arara, sabiá Araticum, angico, jatobá, guavira, capitão-do-mato, A mandioca que brota na terra, o sol que aquece as manhãs Ora — dirão —, são bugres, preguiçosos e improdutivos A cada insulto, os guarani-kaiowá renascem e vão à luta; Dançam, cantam e lamentam o genocídio exterminador E reconquistarão sua Terra, sua Vida, sua Liberdade
Leia este artigoCanal do Ensino
Quer obter informações sobre cursos gratuitos, palestras, eventos, workshops, ensino a distância (EAD), jogos online, aplicativos educacionais, bolsas de estudo, além de dicas de educação e tutoriais educativos? O Canal do Ensino pode ser uma boa opção.
Leia este artigoAções e recomendações da OCDE, na condição de “partido político”, para Portugal e Brasil, em torno da internacionalização da educação e do conhecimento
A ciência e a tecnologia, em suas múltiplas dimensões – seja em sua componente ideológica, seja em seu caráter fetichista ou, ainda, como mito da modernidade – vêm sendo caracterizadas pelos organismos supranacionais por um certo determinismo que tem na organização da produção e na gestão da força de trabalho o resultado de um imperativo tecnológico. Invoca-se o debate sobre a transição, quer para uma sociedade do conhecimento, quer para uma sociedade coesa, igualitária e democrática, cujo motor estaria na produção de ciência, tecnologia e, particularmente, de inovação. Quanto maior a inovação, maiores as transformações econômicas e sociais.
Leia este artigoEducação de classe
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresentou Turandot, de Puccini. Quem não conhece a ópera sabe pelo menos assobiar a ária “Nessun dorma”, que Pavarotti popularizou. Composta de melodias apaixonadas, de enigmas e sacrifícios pelo amor, a ópera é uma ótima e romântica oportunidade de visitar o velho “theatro” e, mais uma vez, ficar boquiaberto com os detalhes rebuscados de cada corrimão, cada vitral, cada piso e cada janela. A suntuosidade do lugar pode parecer opressora, mas a nostalgia de uma época em que as construções tinham tempo para ser feitas tão cheias de detalhes e com uma preocupação tão grande com o belo acabam por trazer bem-estar.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui