Edição V. 12, Ed. 26 - 10/07/2012

Esporte e dialética – a agonística como base para a ética

Algumas lutas trazem alcunhas que podem causar estranhamento. O boxe, por exemplo, é conhecido como “nobre arte”. Talvez a noção de nobreza tenha vindo pelo fato de o boxe ressurgir, após um esquecimento de séculos, na Inglaterra – um país de aristocracia e realeza. O fato é que, mesmo com tanta pompa, o boxe é uma luta que nasceu bem mais agressiva do que é hoje. Na Grécia, e mesmo depois, no Império Britânico, as luvas não eram propriamente acolchoadas e ganhava quem derrubasse o oponente até que este não conseguisse mais se levantar. A curiosidade, aqui, é saber por que uma briga de socos permanece como nobre.

Leia este artigo

Site do Escritor

Esse é o espaço dedicado a quem gosta de fazer novas leituras e aos escritores que queiram divulgar seus textos e interagir com o público na internet. Desde 2000, o Site do Escritor tem sido um canal direto com os usuários que admiram a boa leitura.

Leia este artigo

Levando a vida à toa?

Nos últimos dias, tudo que faço, tudo que vejo me levam a um mesmo pensamento, que faz os outros serem menos importantes ou, de alguma, forma, associados a ele: a perda inesperada de alguém. Comovida com a morte repentina da mãe de uma querida amiga, tenho refletido em como venho levando a vida e sua real importância. Tenho me dividido entre a certeza de que não dominamos nossos passos e a “verdade absoluta” de que somos os únicos responsáveis pelo que acontece em nossa história.

Leia este artigo

A inteligência emocional e a justiça

Uma condição essencial ao autoconhecimento é o desenvolvimento da inteligência emocional. É preciso conhecer mais a respeito das emoções e das suas possibilidades colaboradoras, principalmente no que diz respeito à sua ação conjunta à justiça. Tomemos contato com as emoções, cuja serventia pode ser identificada pelo estudo realizado por Daniel Goleman:

Leia este artigo

Leibniz, os mundos possíveis e as mônadas

De acordo com Leibniz, são infinitos os mundos possíveis dentre os quais Deus escolhe o melhor para existir. Não só o mundo eleito como os demais têm restrições em cada uma das séries neles contidas.

Leia este artigo

Uma aluna que nunca está parada: Ana Paula

Segunda-feira foi aniversário da Ana Paula. Além de me levar a mandar uma mensagem pra ela no Facebook, a data me faz lembrar da sua presença no colégio e especialmente em sala de aula. Foi ela a primeira pessoa a me cobrar “professor, você tem página no Orkut?”.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pandemia e Educação na imprensa

26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

Leia aqui


15/09 Precursor e de contribuição "incomparável": como acadêmicos estrangeiros enxergam Paulo Freire

Leia aqui


31/08 Entre as principais medidas para enfrentar a crise, escolas disponibilizaram materiais pedagógicos impressos, e criaram grupos em aplicativos e redes sociais para facilitar a comunicação

Leia aqui

Seção Divulgação Científica

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco