Edição V. 12, Ed. 26 - 10/07/2012

Esporte e dialética – a agonística como base para a ética

Algumas lutas trazem alcunhas que podem causar estranhamento. O boxe, por exemplo, é conhecido como “nobre arte”. Talvez a noção de nobreza tenha vindo pelo fato de o boxe ressurgir, após um esquecimento de séculos, na Inglaterra – um país de aristocracia e realeza. O fato é que, mesmo com tanta pompa, o boxe é uma luta que nasceu bem mais agressiva do que é hoje. Na Grécia, e mesmo depois, no Império Britânico, as luvas não eram propriamente acolchoadas e ganhava quem derrubasse o oponente até que este não conseguisse mais se levantar. A curiosidade, aqui, é saber por que uma briga de socos permanece como nobre.

Leia este artigo

Site do Escritor

Esse é o espaço dedicado a quem gosta de fazer novas leituras e aos escritores que queiram divulgar seus textos e interagir com o público na internet. Desde 2000, o Site do Escritor tem sido um canal direto com os usuários que admiram a boa leitura.

Leia este artigo

Levando a vida à toa?

Nos últimos dias, tudo que faço, tudo que vejo me levam a um mesmo pensamento, que faz os outros serem menos importantes ou, de alguma, forma, associados a ele: a perda inesperada de alguém. Comovida com a morte repentina da mãe de uma querida amiga, tenho refletido em como venho levando a vida e sua real importância. Tenho me dividido entre a certeza de que não dominamos nossos passos e a “verdade absoluta” de que somos os únicos responsáveis pelo que acontece em nossa história.

Leia este artigo

A inteligência emocional e a justiça

Uma condição essencial ao autoconhecimento é o desenvolvimento da inteligência emocional. É preciso conhecer mais a respeito das emoções e das suas possibilidades colaboradoras, principalmente no que diz respeito à sua ação conjunta à justiça. Tomemos contato com as emoções, cuja serventia pode ser identificada pelo estudo realizado por Daniel Goleman:

Leia este artigo

Leibniz, os mundos possíveis e as mônadas

De acordo com Leibniz, são infinitos os mundos possíveis dentre os quais Deus escolhe o melhor para existir. Não só o mundo eleito como os demais têm restrições em cada uma das séries neles contidas.

Leia este artigo

Uma aluna que nunca está parada: Ana Paula

Segunda-feira foi aniversário da Ana Paula. Além de me levar a mandar uma mensagem pra ela no Facebook, a data me faz lembrar da sua presença no colégio e especialmente em sala de aula. Foi ela a primeira pessoa a me cobrar “professor, você tem página no Orkut?”.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco