Edição V. 12, Ed. 4 - 24/01/2012
O papel da escola na neogênese da afetividade humana
A violência da sociedade está sendo visualizada pelo comportamento do alunado na escola, que externaliza o que vem absorvendo diária e provavelmente na família, na comunidade e alimentada pela mídia, à qual o mesmo tem acesso abertamente (internet, televisiva, impressa etc.), e tais transformações internas se transmutam no bullying; na violência verbal e física; na busca pelas drogas; nos preconceitos (racial, de gênero, religioso, homofóbico, xenofóbico etc.); na falta das educações sexual, ética e ambiental; na falta de espiritualidade e afetividade (Córdula, 2011a; 2011c).
Leia este artigoA ansiedade dos feriados
Depois de muitos anos, resolvi tirar 30 dias de férias. Quase esqueci onde trabalhava, e foi difícil pegar de novo o traquejo das minhas funções. Voltei três dias depois do ano novo e ainda me sentia meio zonzo – talvez pelo espumante, talvez pelas novidades que eu sempre acredito que o ano vai me trazer. É estranho acordar um dia, depois de passar semanas de bermuda, tomando cervejinha e andando pela orla à tardinha, e ter que vestir camisa social e – horror dos horrores – calça comprida no calor de rachar do Rio de Janeiro.
Leia este artigoA carne é fraca se a cabeça também é
A acrasia, também chamada de fraqueza da vontade e incontinência, é um fenômeno estudado por diversos filósofos, de diferentes épocas; apesar disso, pode ser considerada um fenômeno corriqueiro, já que todos nós passamos por situações dessa natureza.
Leia este artigoA carreira de Estado da educação brasileira: um desafio para os sistemas de ensino
Muito se fala acerca das atividades destinadas ao magistério; porém inexiste ou mesmo nada tem sido dito sobre a função típica de fiscalização do Estado, que deve ser realizada tanto nas instituições de ensino públicas como nas instituições privadas.
Leia este artigoEstado Novo e ideologia fascista
A obra intitulada Estado Novo: Ideologia e Poder (Zahar Editores, 1982) é composta por uma coletânea de artigos com autoria de Lúcia Lippi Oliveira, Mônica Pimenta Velloso e Ângela Maria Castro Gomes. Os textos foram escritos entre os anos de 1980 e 1981 e resultaram do trabalho das pesquisadoras do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDoc) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Leia este artigoDesafios para a Cidadania Mundial
Estamos vivendo uns anos que podem virar um marco para a história. Mas a possibilidade de ser um momento de ruptura e começo de novo processo é muito tênue. A crise em que a humanidade está mergulhada, com suas múltiplas facetas, tem claros traços destrutivos, com poucos sinais de algo novo. Estamos diante de um capitalismo levado ao extremo que nada tem a oferecer, a não ser a sua própria crise. Que o digam os donos do mundo reunidos mais uma vez em Davos, no Fórum Econômico Mundial. Muita lamentação sobre perdas financeiras, grandes como suas gigantes empresas, e pouco a comemorar. Trata-se de seleto grupo – os tais 1% como nos lembra o movimento do “Ocupemos Wall Street” - reunidos em um hotel de luxo, nas montanhas nevadas da Suiça, longe das aflições que eles mesmos provocaram para bilhões de seres humanos. Um consolo entre pares, regado a champagne.
Leia este artigoDescomplica
Descomplica é um site de apoio para estudantes e educadores do Ensino Médio, especialmente para aqueles que estão se dedicando ao vestibular. Ele oferece aulas em vídeo, simulados virtuais, provas resolvidas em vídeo e podcasts (arquivos de áudio transmitidos via internet). Para ter acesso ao conteúdo do site, basta fazer um rápido cadastro.
Leia este artigoSeção Divulgação Científica
Educação e pandemia
Pandemia e Educação na imprensa
11/02 WhatsApp em sala de aula? Saiba como a ferramenta pode apoiar o ensino
13/12 Lições para promover uma revolução na educação pública brasileira
26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar
Pesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Citação
"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)
Educadores e Educadoras
Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."