Edição V. 12, Ed. 41 - 23/10/2012

Não basta falar em construção do conhecimento, é preciso praticar

Há quase vinte e cinco anos estou envolvido com Educação e há mais de dez com Educação a Distância. Minha monografia da pós-graduação – em Marketing – identifica ações para reduzir a evasão escolar; minha dissertação de mestrado trata da linguagem na chamada EaD.

Leia este artigo

Esse obscuro objeto de amor

Cidadão Kane é considerado um dos mais importantes filmes de todos os tempos. A direção de Orson Welles é um marco do ponto de vista da narrativa e dos enquadramentos cinematográficos. Mas não é sobre tais inovações na história da sétima arte que o presente texto irá tratar, e sim sobre a pergunta que perpassa toda a história do filme e que só no final é dada a nós, espectadores – e somente a nós. Logo nos momentos iniciais do longa, o personagem principal pronuncia a palavra “Rosebud” e morre em seguida. A fim de saber quem foi realmente Charles F. Kane, esse grande magnata dos meios de comunicação, um jornalista busca entender o significado dessa sua palavra derradeira.

Leia este artigo

Raduan Nassar, ex-escritor (?)

Descendente de libaneses comerciantes de tecidos, Raduan Nassar nasceu em 1935 no interior do Estado de São Paulo, na cidade de Pindorama. Pois foi dessa cidade com nome de nação indígena que o escritor saiu para estudar na capital paulista, onde iniciou os cursos de Direito e de Letras na USP. Dois anos depois, ainda cursando Direito, ingressaria (também na USP) em Filosofia, único a ser concluído. No começo dos anos 1960, Nassar dividia seu tempo entre a criação de coelhos, a literatura e o jornalismo. A década foi produtiva para o escritor, que iniciou seus dois romances e ainda escreveu alguns contos.

Leia este artigo

Professor agredido dentro da sala de aula

Hoje assistindo à TV, vi uma reportagem sobre o ocorrido com um professor em sala de aula; o que motivou o evento foi o professor ter colocado um aluno para fora de sala.

Leia este artigo

Modismos em Educação Ambiental

Glória Cristina Cornélio do Nascimento

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco