Edição V. 12, Ed. 42 - 30/10/2012

Percurso de vida

“O senhor trouxe seu currículo?”

Leia este artigo

Que medo dos mascarados!

Quem tem medo de pessoas mascaradas? Eu sempre tive pavor! Colocando de lado o sentido figurado (afinal, quem não se incomoda com pessoas falsas?), sempre fiquei incomodada com quem cobria o rosto com máscaras e pinturas; tinha até mesmo um certo incômodo de conversar com pessoas de óculos escuros.

Leia este artigo

Brasil: como criar as condições para a “Grande Transição”?

Há alguns anos foi constituído um grupo de trabalho internacional – “The great transition initiative: visions and pathways for a hopeful future” (www.GTInitiativee.org) – para pensar propostas e práticas de transição para uma civilização planetária enraizada na solidariedade, na sustentabilidade e no bem-estar humano. Tratava-se de definir como, em cada situação, desencadear processos, aqui e agora, que gestem a necessária transformação dos impasses a que nos levou o desenvolvimento capitalista industrial, produtivista e consumista, gerador de exclusões e desigualdades sociais eticamente inaceitáveis e, ao mesmo tempo, da destruição ambiental que ameaça todas as formas de vida e a integridade do planeta Terra. Como definir e criar as condições para isso no Brasil, hoje uma das festejadas potências emergentes?

Leia este artigo

Academia Brasileira de Literatura de Cordel

Em 1988 foi fundada a Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Mas conseguir uma sede não foi lá muito fácil; os cordelistas acadêmicos mudaram algumas vezes de sala e, quando ficavam sem pouso, as reuniões eram em bares e restaurantes. Até que chegou o dia em que conseguiram sede em Santa Teresa – o bairro carioca com maior concentração de artistas por metro quadrado. Junto a isso veio a necessidade de elaborar um calendário acadêmico e um quadro de beneméritos. Atualmente, a ABLC conta com quarenta cadeiras, ocupadas por cordelistas de diversos estados do Brasil: Rio Grande do Norte, Paraíba, Rio de Janeiro, Piauí, Minas Gerais etc.

Leia este artigo

A educação proibida

A educação está em alta. Recebe muitos investimentos. Ainda assim, há todo tipo de escolas e universidades: para pobres, para ricos, públicas e privadas. Todas buscam incluir o maior número possível de pessoas. Mas para quê? Qual a sua real finalidade? O que se busca com todo esse investimento? E ele obtém sucesso? O fracasso escolar é sintoma individual ou aponta para uma falência do próprio sistema?

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco