Edição V. 12, Ed. 42 - 30/10/2012

Percurso de vida

“O senhor trouxe seu currículo?”

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Que medo dos mascarados!

Quem tem medo de pessoas mascaradas? Eu sempre tive pavor! Colocando de lado o sentido figurado (afinal, quem não se incomoda com pessoas falsas?), sempre fiquei incomodada com quem cobria o rosto com máscaras e pinturas; tinha até mesmo um certo incômodo de conversar com pessoas de óculos escuros.

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Brasil: como criar as condições para a “Grande Transição”?

Há alguns anos foi constituído um grupo de trabalho internacional – “The great transition initiative: visions and pathways for a hopeful future” (www.GTInitiativee.org) – para pensar propostas e práticas de transição para uma civilização planetária enraizada na solidariedade, na sustentabilidade e no bem-estar humano. Tratava-se de definir como, em cada situação, desencadear processos, aqui e agora, que gestem a necessária transformação dos impasses a que nos levou o desenvolvimento capitalista industrial, produtivista e consumista, gerador de exclusões e desigualdades sociais eticamente inaceitáveis e, ao mesmo tempo, da destruição ambiental que ameaça todas as formas de vida e a integridade do planeta Terra. Como definir e criar as condições para isso no Brasil, hoje uma das festejadas potências emergentes?

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Academia Brasileira de Literatura de Cordel

Em 1988 foi fundada a Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Mas conseguir uma sede não foi lá muito fácil; os cordelistas acadêmicos mudaram algumas vezes de sala e, quando ficavam sem pouso, as reuniões eram em bares e restaurantes. Até que chegou o dia em que conseguiram sede em Santa Teresa – o bairro carioca com maior concentração de artistas por metro quadrado. Junto a isso veio a necessidade de elaborar um calendário acadêmico e um quadro de beneméritos. Atualmente, a ABLC conta com quarenta cadeiras, ocupadas por cordelistas de diversos estados do Brasil: Rio Grande do Norte, Paraíba, Rio de Janeiro, Piauí, Minas Gerais etc.

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A educação proibida

A educação está em alta. Recebe muitos investimentos. Ainda assim, há todo tipo de escolas e universidades: para pobres, para ricos, públicas e privadas. Todas buscam incluir o maior número possível de pessoas. Mas para quê? Qual a sua real finalidade? O que se busca com todo esse investimento? E ele obtém sucesso? O fracasso escolar é sintoma individual ou aponta para uma falência do próprio sistema?

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Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

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Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

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Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

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