Edição V. 12, Ed. 47 - 11/12/2012

Os gritos do Natal

Há um rumor por toda parte: “Jesus nasceu”!

Leia este artigo

A internet como meio de democratização artística

Desde os tempos antigos, o homem tem necessidade de representar, de uma ou outra forma, seus desejos e inquietudes e comunicar mensagens às pessoas com quem convivia. Exemplos disso são as pinturas rupestres, que datam de mais de 40.000 anos, e que mostram as necessidades e as qualidades artísticas de pessoas que, mesmo separadas por tanto tempo, permanecem unidas por esses vestígios que herdamos.

Leia este artigo

Educação e (des)motivação

Um comportamento que venho percebendo entre meus amigos professores parece-me ostensivo, repetitivo e complexo. Por onde ando observo professores e professoras bastante desanimados, desmotivados, cansados, atarefados e melancólicos. A percepção não é nova, tampouco é privilégio de alguns. Às vezes uma pequena e simples conversa é o bastante para perceber os motivos da não ação dos docentes. Por aqui vou arriscar algumas, mas sei que meus colegas encontrarão muitas outras.

Leia este artigo

Consumismo Infantil: que crianças temos e que crianças queremos?

Antes de nos preocuparmos com que planeta deixaremos para nossas crianças, que tal nos perguntarmos que crianças estamos deixando por aqui? Em breve elas serão as donas do mundo; que base terão para enfrentar todos os obstáculos?

Leia este artigo

Niemeyer, cervejas e parentes

Meu cunhado é arquiteto e fotógrafo. Conhece bem linhas retas, curvas, luz e sombra. No geral, admiro o seu trabalho e gosto de conversar com ele sobre construções e o planejamento de áreas públicas. Um dia, a família estava sentada em torno da mesa no final de um churrasco dominical e um tio começou a falar de bossa nova. Tom Jobim cantava no rádio e, não me lembro bem com que velocidade, a conversa chegou aos anos dourados do Brasil de Juscelino Kubitschek. Meu tio, comunista por ideal e católico por religião, viveu aqueles “cinquenta anos em cinco” e sabia bem que não havia sido bem assim. Foram anos de progresso, mas que iam descambar em uma inflação gigante, e que a pressa em crescer que nosso país tinha ia acabar no abismo de uma ditadura militar.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos nos últimos dois meses

Educação na imprensa

03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui


19/10/22 Brasil pode conquistar prêmio de melhor escola do mundo

Leia aqui


11/02/22 WhatsApp em sala de aula? Saiba como a ferramenta pode apoiar o ensino

Leia aqui

Seção Divulgação Científica

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco