Edição V. 12, Ed. 9 - 06/03/2012

Periferia

Periferia Sim, faz parte da cidade Mas a alta sociedade faz questão de separar

Leia este artigo

Tragédias particulares

Em uma carta para George Orwell, datada de 1949, Aldous Huxley escreveu: “Dentro de uma geração, acredito que os líderes do mundo descobrirão que o condicionamento das crianças e a narco-hipnose são mais eficientes como instrumentos de governo que porretes e prisões, e a avidez pelo poder tanto pode ser satisfeita ao se levar as pessoas a amar sua servidão quanto espancando-as e obrigando-as a obedecer”.

Leia este artigo

E viva a diferença!

O amor pela literatura é declarado em cada página do livro de Luzia de Maria. Desde as citações dos livros até o modo de encarar a leitura na formação escolar, a autora não deixa de demonstrar seu carinho pela obra literária. Luzia foi vencedora, em 2011, do Prêmio Literário Nacional do Pen Clube do Brasil, na categoria ensaio, com o livro O Clube do Livro - Ser leitor, que diferença faz?. Como ela mesma diz, a obra “é uma reverência à leitura”, esse “incalculável legado”. Um legado que, muitas vezes, não sabemos ou não somos instruídos a aproveitar.

Leia este artigo

Educadores na LDB: gestores, técnicos e apoio escolar

Com o objetivo de estabelecer definições distintas entre os educadores, inclusive em relação ao Programa Nacional de Formação dos Profissionais da Educação, foi dada nova redação ao artigo 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Leia este artigo

Vozes em mutação

Tenho percebido que, em geral, as aulas pelas quais meus alunos mais se interessam são aquelas em que trago algo de novo. Isso é bom não só para eles. Eu, claro, fico feliz em ver que gostaram. Mas devo confessar que há algo de egoísta nessa minha satisfação: uma aula boa me cansa menos, não preciso ficar pedindo por silêncio, nem pela atenção dos alunos; ao contrário, por vezes tenho até que acalmar os ânimos dos mais empolgados, a fim de que aguardem sua vez de falar. As perguntas que eles fazem servem como combustível, estímulo para mim. Todos saímos lucrando. No entanto, não há como ter certeza de que uma aula irá funcionar, não tem segredo. Pode ser que em uma turma a aula seja ótima e em outra a mesma aula seja um desastre. Há, porém, um caminho a ser percorrido que pode conspirar para que uma boa aula aconteça. Tal fio condutor, apesar de não ser garantia absoluta do sucesso, pelo menos aumenta a chance de ser uma aula legal. É o planejamento feito sem pressa. Claro que se trata de uma visão pessoal. Isso funciona comigo; conheço, porém, ótimos professores que chegam à escola sem ao menos saber para qual séries darão aula e, ao pisarem em sala, têm um desempenho brilhante. Esses são os talentosos, 90% inspiração. Eu sou da turma da transpiração. Daí eu ter de preparar as aulas, selecionar textos e criar situações, elaborar questionamentos para chamar a atenção dos meninos.

Leia este artigo

Profissionais com diploma x Crescimento da renda?

As estatísticas vêm mostrando que ter um diploma pode não significar maior probabilidade de crescimento na renda de um profissional. Recente estudo do IBGE mostra que o diploma de curso superior não tem assegurado, necessariamente, crescimento do poder de compra nos últimos anos. Na média, a renda média dos trabalhadores com diploma universitário teria ficado praticamente estagnada de 2003 a 2011.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco