Edição V. 13, Ed. 11 - 26/03/2013

Estudo contrastivo das colocações em português e árabe, numa perspectiva de ensino

O que chama atenção neste estudo é a forma de classificação das colocações, uma vez que isso permite a separação entre os termos e sua definição num dado contexto, também quando tratarmos de uma construção referenciada do aprendiz, avaliando assim as situações, por meio de um conjunto de indicadores ou de explicações que referem aos termos da colocação.

Leia este artigo

Outras primaveras

Quando anunciou sua renúncia, Bento XVI alertou para urgência de “colocar em prática o verdadeiro Concílio Vaticano II”. Essa assertiva pode ser interpretada como uma resposta estratégica a demanda do cardeal Carlo Maria Martini, que, antes de sua morte em agosto do ano passado, clamava a necessidade de convocar um Concilio Vaticano III para ajustar às demandas de nosso tempo uma igreja que, em seu julgar, estava 200 anos atrasada.

Leia este artigo

Com gosto de bolinhos de chuva

Outro dia, começou a chover muito. Relâmpagos e trovões brigavam no céu. Eu estava sentada, tentando achar de novo a concentração que havia ido embora, no momento exato em que ouvi primeiro um barulho assustador e, em seguida, vi um clarão. Pensei em levantar e pegar vela e fósforos pra garantir um pouco de luz quando a eletricidade faltasse ali. Levantei, preparei o ambiente e permaneci quieta, esperando o que viria em seguida. Enquanto isso, lá fora, a água batia na terra e levantava aquele cheirinho típico da chuva. Nesse instante, fui empurrada para o lugar da minha infância. Toda fumaça que, por alguns anos, escondia o sítio da minha avó das minhas memórias conscientes foi dissipada. A chuva, os relâmpagos e trovões clarearam minhas lembranças. Fiquei frente a frente comigo vinte e poucos anos mais nova e com o mesmo medo.

Leia este artigo

Sistema e subversão

Este artigo propõe uma reflexão sobre o poder das imagens da publicidade, mostrando uma distinção ideológica entre Publicidade e Propaganda, o começo do desenvolvimento da publicidade brasileira, nos anos 1950, até o predomínio da imagem no momento atual. A partir daí, estabelecemos uma analogia entre esse sistema de comunicação e a subversão dele por uma série de manifestações estéticas denominadas genericamente como Arte Urbana.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pandemia e Educação na imprensa

26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

Leia aqui


15/09 Precursor e de contribuição "incomparável": como acadêmicos estrangeiros enxergam Paulo Freire

Leia aqui


31/08 Entre as principais medidas para enfrentar a crise, escolas disponibilizaram materiais pedagógicos impressos, e criaram grupos em aplicativos e redes sociais para facilitar a comunicação

Leia aqui

Seção Divulgação Científica

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco