Edição V. 13, Ed. 22 - 18/06/2013

Minha aluna respondona

Comecei a dar aula para uma turma do terceiro ano do Ensino Médio há pouco tempo; peguei a turma no meio do período, pois na minha escola algumas turmas foram “otimizadas” (termo que, para grande parte dos professores, quer dizer exatamente o oposto, isto é, “pessimizadas”). A otimização das classes significa que muitos professores ficarão “sobrando” e terão bater de escola em escola atrás de turmas para lecionar. Aliás, esse termo “sobrando” também coloca o professor em uma condição de quase objeto: “esse pão ficou sobrando, se ninguém comer vou jogar fora” (o mesmo ocorre quando se diz que um professor será “devolvido”, parece que se está falando de um sofá que voltará ao antigo dono porque não coube na nova sala).

Leia este artigo

Linguasagem

A revista eletrônica Linguasagem, publicada pelo Departamento de Letras e pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (SP), acaba de lançar sua 20ª edição. Esse é um bom motivo para fazermos dela nosso Site da vez.

Leia este artigo

Trabalho prazeroso e motivação

Mudar requer uma nova aprendizagem a respeito do que se pretende transformar. Uma nova crença, um novo entusiasmo para empreender algo com o qual não se está acostumado. Para o sufismo, que é uma coleção de ensinamentos, a vontade significa: “cada ato deliberado é composto de sua concepção, motivação e capacidade para realizá-lo”. E “vontade livre é parte da natureza humana... Ao contrário dos animais, temos a habilidade de voltarmos as costas para nossos melhores interesses”. E de fazermos as escolhas mais apropriadas. Nada como um inovador período plasmado por intensa e promissora motivação. É um desafio.

Leia este artigo

A ludicidade no despertar da afetividade humana na escola pública

O ser humano está perdendo, em sua evolução social, a capacidade de amar incondicionalmente; mesmo estando apto à afetividade, manifestações e demonstrações de atenção, preocupação, carinho, tolerância, respeito, cuidado, zelo, companheirismo e cooperação estão se tornando raras (CÓRDULA, 2012).

Leia este artigo

Ler on e off life

Estou de férias. Hora de guardar as rotinas e criar outras mais leves, animadas e imperfeitas. Isso! Férias é o momento das imperfeições, de agir ao sabor de um estalo e de acordar quando os olhos se cansam de estar fechados. Sem muitas regras ou horários, temos o direito de nos desconcentrar e agir realmente nas incertezas do puro prazer, mesmo que isso signifique fazer nada. Nada é um palco de maravilhosas orgias mentais.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco