Edição V. 13, Ed. 22 - 18/06/2013

Minha aluna respondona

Comecei a dar aula para uma turma do terceiro ano do Ensino Médio há pouco tempo; peguei a turma no meio do período, pois na minha escola algumas turmas foram “otimizadas” (termo que, para grande parte dos professores, quer dizer exatamente o oposto, isto é, “pessimizadas”). A otimização das classes significa que muitos professores ficarão “sobrando” e terão bater de escola em escola atrás de turmas para lecionar. Aliás, esse termo “sobrando” também coloca o professor em uma condição de quase objeto: “esse pão ficou sobrando, se ninguém comer vou jogar fora” (o mesmo ocorre quando se diz que um professor será “devolvido”, parece que se está falando de um sofá que voltará ao antigo dono porque não coube na nova sala).

Leia este artigo

Linguasagem

A revista eletrônica Linguasagem, publicada pelo Departamento de Letras e pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (SP), acaba de lançar sua 20ª edição. Esse é um bom motivo para fazermos dela nosso Site da vez.

Leia este artigo

Trabalho prazeroso e motivação

Mudar requer uma nova aprendizagem a respeito do que se pretende transformar. Uma nova crença, um novo entusiasmo para empreender algo com o qual não se está acostumado. Para o sufismo, que é uma coleção de ensinamentos, a vontade significa: “cada ato deliberado é composto de sua concepção, motivação e capacidade para realizá-lo”. E “vontade livre é parte da natureza humana... Ao contrário dos animais, temos a habilidade de voltarmos as costas para nossos melhores interesses”. E de fazermos as escolhas mais apropriadas. Nada como um inovador período plasmado por intensa e promissora motivação. É um desafio.

Leia este artigo

A ludicidade no despertar da afetividade humana na escola pública

O ser humano está perdendo, em sua evolução social, a capacidade de amar incondicionalmente; mesmo estando apto à afetividade, manifestações e demonstrações de atenção, preocupação, carinho, tolerância, respeito, cuidado, zelo, companheirismo e cooperação estão se tornando raras (CÓRDULA, 2012).

Leia este artigo

Ler on e off life

Estou de férias. Hora de guardar as rotinas e criar outras mais leves, animadas e imperfeitas. Isso! Férias é o momento das imperfeições, de agir ao sabor de um estalo e de acordar quando os olhos se cansam de estar fechados. Sem muitas regras ou horários, temos o direito de nos desconcentrar e agir realmente nas incertezas do puro prazer, mesmo que isso signifique fazer nada. Nada é um palco de maravilhosas orgias mentais.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pandemia e Educação na imprensa

26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

Leia aqui


15/09 Precursor e de contribuição "incomparável": como acadêmicos estrangeiros enxergam Paulo Freire

Leia aqui


31/08 Entre as principais medidas para enfrentar a crise, escolas disponibilizaram materiais pedagógicos impressos, e criaram grupos em aplicativos e redes sociais para facilitar a comunicação

Leia aqui

Seção Divulgação Científica

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco