Edição V. 13, Ed. 22 - 18/06/2013

Minha aluna respondona

Comecei a dar aula para uma turma do terceiro ano do Ensino Médio há pouco tempo; peguei a turma no meio do período, pois na minha escola algumas turmas foram “otimizadas” (termo que, para grande parte dos professores, quer dizer exatamente o oposto, isto é, “pessimizadas”). A otimização das classes significa que muitos professores ficarão “sobrando” e terão bater de escola em escola atrás de turmas para lecionar. Aliás, esse termo “sobrando” também coloca o professor em uma condição de quase objeto: “esse pão ficou sobrando, se ninguém comer vou jogar fora” (o mesmo ocorre quando se diz que um professor será “devolvido”, parece que se está falando de um sofá que voltará ao antigo dono porque não coube na nova sala).

Leia este artigo

Linguasagem

A revista eletrônica Linguasagem, publicada pelo Departamento de Letras e pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (SP), acaba de lançar sua 20ª edição. Esse é um bom motivo para fazermos dela nosso Site da vez.

Leia este artigo

Trabalho prazeroso e motivação

Mudar requer uma nova aprendizagem a respeito do que se pretende transformar. Uma nova crença, um novo entusiasmo para empreender algo com o qual não se está acostumado. Para o sufismo, que é uma coleção de ensinamentos, a vontade significa: “cada ato deliberado é composto de sua concepção, motivação e capacidade para realizá-lo”. E “vontade livre é parte da natureza humana... Ao contrário dos animais, temos a habilidade de voltarmos as costas para nossos melhores interesses”. E de fazermos as escolhas mais apropriadas. Nada como um inovador período plasmado por intensa e promissora motivação. É um desafio.

Leia este artigo

A ludicidade no despertar da afetividade humana na escola pública

O ser humano está perdendo, em sua evolução social, a capacidade de amar incondicionalmente; mesmo estando apto à afetividade, manifestações e demonstrações de atenção, preocupação, carinho, tolerância, respeito, cuidado, zelo, companheirismo e cooperação estão se tornando raras (CÓRDULA, 2012).

Leia este artigo

Ler on e off life

Estou de férias. Hora de guardar as rotinas e criar outras mais leves, animadas e imperfeitas. Isso! Férias é o momento das imperfeições, de agir ao sabor de um estalo e de acordar quando os olhos se cansam de estar fechados. Sem muitas regras ou horários, temos o direito de nos desconcentrar e agir realmente nas incertezas do puro prazer, mesmo que isso signifique fazer nada. Nada é um palco de maravilhosas orgias mentais.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco