Edição V. 13, Ed. 26 - 16/07/2013

Duas poesias da Âncora

Cristina Peres é uma escritora e professora portuguesa. Conheci-a primeiro como professora, depois ela deu-me a descobrir sua face artística, de contos e poesias marcantes e bem construídos.

Leia este artigo

História do ensino da leitura no Brasil: um olhar sobre as teorias subjacentes ao fazer pedagógico

Este trabalho reflete sobre a história do ensino da leitura no Brasil, a partir de uma perspectiva sociointeracionista da linguagem, focando sobretudo as teorias subjacentes ao fazer pedagógico. Nesse sentido, este texto tem por objetivo tecer alguns argumentos opinativos acerca das concepções de leitura subjacentes às práticas pedagógicas do ensino dessa competência linguística presentes no processo de escolarização brasileiro. Decorrente deste, pretende-se traçar uma breve linha do tempo sobre o fazer pedagógico no tocante à escolarização do leitor. Para este estudo, recorre-se aos trabalhos de Albuquerque (2006), Albuquerque et al (2008), Barbosa e Souza (2006), Bezerra (2001, 2010), Kleiman (2008), Koch (2002), Koch e Elias (2006), Perfeito (2007), Santos (2002), Soares (1998) e Travaglia (1997).

Leia este artigo

Avaliações: entre o coletivo e o individual

No último conselho de classe, quando os professores foram analisando turma a turma e aluno a aluno (incluindo as alunas, para não ser cobrado pelas patrulheiras de gênero), fiz questão de mencionar o Eduardo.

Leia este artigo

Novas palavras, velhas revoltas

Em 1873, quando uma das primeiras grandes crises do capitalismo estourou na Europa, o mundo ainda era disperso, os rincões do globo ainda pareciam funcionar em tempos diferentes, como se na Terra pudessem conviver, em fronteiras geográficas, as velhas eras da humanidade em paralelo com a moderna sociedade da técnica industrial.

Leia este artigo

e-Aulas

Imagine assistir a aulas de professores da USP – uma das melhores e mais importantes universidades públicas do Brasil, sem custos. Agora imagine fazer isso sem sair de casa. Pronto. É isso que o portal de videoaulas da USP colocou a disposição de todos os internautas.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco