Edição V. 13, Ed. 28 - 30/07/2013

O SABOR DO SABER: DESGUTANDO O CONHECIMENTO

Saber, conhecer, compreender, buscar o entendimento dos fenômenos, fatos e coisas que nos rodeiam são os impulsionadores que movem o ser humano, retroalimentados pelo nosso sentido de curiosidade que existe graças ao nosso telencéfalo, que evoluiu por milhões de anos, assim como sua estrutura corporal desde o nosso ancestral mais remoto (CÓRDULA, 1999a).

Leia este artigo

A VII FECTI vem aí, e terá inscrições gratuitas

A Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação (FECTI) é a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro; está aberta à participação de estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Técnico das redes pública e privada de ensino; esses alunos têm oportunidade de apresentar o resultado dos projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas localizadas no nosso estado e terá o apoio do Museu da República, do CNPq e da Faperj.

Leia este artigo

O que as borboletas não sabem

Em uma entrevista disponibilizada no Youtube, o pensador alemão Peter Sloterdijk dá um diagnóstico certeiro sobre o atual estado de animo na banda ocidental da Terra: “os partidos políticos não conseguem mais dar vazão ao ódio social”.

Leia este artigo

A história da exclusão sociocultural brasileira

Os séculos XVII, XVIII e XIX deixaram, em suas épocas, características que permitem observar a nossa história social. Nossa sociocultura tem terríveis lembranças nessas questões, principalmente no social local e sociocultural de suas histórias. Já se assistiu, com a abolição da escravatura, a um despejo gigantesco de braços no mercado de trabalho, que até agora ficou em grande parte sem observação adequada, entregue às possibilidades individuais de seus personagens, guardando suas épocas socioeconômicas e políticas.

Leia este artigo

Veduca

Em 16 de julho falamos aqui das videoaulas disponibilizadas pela Universidade de São Paulo. Agora apresentamos o Veduca, um site que oferece aulas de reconhecidas universidades da Europa e dos Estados Unidos, em português (com legendas).

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco