Edição V. 13, Ed. 3 - 22/01/2013
Freud e a Antropofagia Modernista
De acordo com Freud, em seu ensaio Moisés, o seu povo, e a religião monoteísta, o homem primitivo vivia em pequenas tribos, centradas em uma figura masculina. As mulheres eram propriedade dessa figura central e os outros homens eram submissos a seu desejo. Eles poderiam ser mortos, castrados ou expulsos do grupo, de acordo com as ordens do líder. E esse líder, sozinho, agregaria uma família. Mas um fato mudaria o curso desse tipo de sociedade: aqueles expulsos do grupo se juntariam para roubar as mulheres de seu próprio pai (ou líder), matá-lo e comê-lo.
Leia este artigoConsiderações sobre o ensino de ciências nas escolas
O que se oferece hoje nas escolas em termos de ensino de Ciências dificilmente levará o jovem a optar por carreiras científicas.
Leia este artigoA proteção ao patrimônio cultural afro-brasileiro: laudo, parecer e perícia étnico-racial
A Constituição Federal, entre seus objetivos, dispõe sobre a garantia ao exercício dos direitos culturais, porém o “Estado protegerá as manifestações das culturas afro-brasileiras”. Buscar-se-á neste artigo complementar a lacuna sobre as questões atinentes, por diversas vezes alegadas, em razão da inexistência de laudos periciais, técnicos e pareceres no campo das relações étnico-raciais, além do direito das comunidades quilombolas.
Leia este artigoVamos fazer um filme? Do quadro-negro à tela grande: reflexões sobre o cinema na escola
Cezar Miglorin
Leia este artigoCom o rei na barriga
Voltando de ônibus do trabalho, apesar de quase todos os assentos ocupados, consegui sentar-me em um dos poucos que restavam. Ao meu lado um homem de cinquenta e poucos anos, bem conservado, que, tirando a barriga de chope, seria um típico espécime daqueles que chamamos de “coroa enxuto”. Ele havia tirado a mochila para eu sentar; tal gesto fez com que engatássemos um papo furado, deslocando para o coletivo a conversa clássica de elevador, ou seja, um debate sobre a inconstância do tempo na Cidade Maravilhosa.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."