Edição V. 13, Ed. 6 - 19/02/2013
Compreendendo a Educação Especial e a Educação Inclusiva
A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada em 1945 por líderes mundiais que se preocupavam em proteger o ser humano das atrocidades vistas nas grandes guerras do século XX. Em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada, também com o intuito de acabar com injustiças e comportamentos desumanos para com o próximo. Em seu Art. 1º, ela afirma que todos os homens nascem livres e iguais, tanto em dignidade como em direitos e que devem agir uns com os outros no espírito de fraternidade.
Leia este artigoO QUE É EDUCAÇÃO LITERÁRIA?
Toda criança gosta de ouvir histórias antes de dormir. Há livros feitos para os bem pequenos, de grande apelo sensorial, provocando efeitos visuais, olfativos, táteis. Cada vez há mais títulos infantis e infantojuvenis no mercado, lançados por editoras especializadas nessa literatura. Ao se tornarem letradas, o presente habitual que crianças recebem é um livro, dado pela escola, pelos pais, parentes e amigos. A maioria das escolas comemora o coroamento do letramento com a ‘festa do livro’. Entretanto, à medida que essas crianças crescem, vão se afastando gradativamente do universo da leitura literária, quer por falta de exemplo em casa, quer porque outras leituras passam a predominar em sua vida como forma de lazer. A maioria tem total domínio dos recursos cibernéticos à sua disposição, fotografando a paisagem e enviando imediatamente para os amigos, via internet.
Leia este artigoBrincar e aprender: o lúdico como metodologia de ensino
Segundo o Dicionário Aurélio, brincar é “divertir-se infantilmente”; lúdico é “relativo a jogos, brinquedos e divertimentos”; portanto, ao realizar uma atividade lúdica, estamos brincando e aprendendo, com o desenvolvimento do ser, juntamente com a felicidade; são fenômenos que ficarão marcados na essência do alunado (Santos, 2011).
Leia este artigoSobre alunos digitais e professores analógicos
De um lado, alunos plugados, hiperconectados, com seus iPhones e smartphones nas mãos, baixando aplicativos, músicas, conversando em redes sociais com a mesma desenvoltura (ou até melhor) do que numa conversa ao vivo em grupo. De outro, professores tentando se integrar a esse mundo virtual, principalmente para compreender sobre o que seus alunos falam e por que dedicam tanto tempo aos seus telefones.
Leia este artigoAldeia educação
O site Aldeia foi criado pelo professor de Português Paulo Geral com o objetivo de colocar e divulgar os textos que apreciava – grande parte deles relacionados à educação e à adolescência. Aos poucos outras pessoas começaram a colaborar, cada uma delas cedendo parte de seu tempo para atualizar o site. Seguindo tal filosofia participativa, o site abre um espaço para quem quiser colaborar com envio de textos, traduções de artigos do espanhol para o português, donativos ou mesmo colocar “links” da Aldeia em outros lugares da internet. Na página inicial, o primeiro item encontrado é Adolescência. Ao clicar lá encontramos diversos textos sobre tal período, dentre os quais Etapas da Adolescência (que se inicia como uma definição pertinente sobre tal fase: “é uma época de imaturidade em busca de maturidade”); Educar adolescentes (que mostra que a tarefa de educar jovens tem bem mais exigências do que em relação às crianças, porque nessa fase eles querem saber a razão de obedecer a cada regra); Limites (que trata da importância de dar limites aos jovens que, muitas vezes, “pedem” por isso) e outros textos.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui