Edição V. 16, Ed. 11 - 24/05/2016

O contexto interdisciplinar: entre a teoria e a aprendizagem

Formação de Professores

Uma das formas de atingir as competências e habilidades previstas numa grade curricular é provocar uma aproximação entre as disciplinas, levando a uma aprendizagem menos conceitual.

Leia este artigo

Aspectos da segunda dimensão do livro ágrafo

Educação Artística

Os livros sem texto possuem polarizações que lhes dão sentido dialético, muitas vezes criando binômios de oposição, de negação do passado e da objetividade das imagens poéticas, incentivando a fruição da imagem.

Leia este artigo

A relevância da Educação Física e da Psicomotricidade na inclusão social e na promoção da qualidade de vida do discente com neurofibromatose em programas sociais

Educação Física

O toque, a linguagem e o afeto são fatores essenciais de motivação e contribuem para chegar a bons resultados, mesmo com alunos tenham problemas de interação e comunicação e limitações motoras e de atenção.

Leia este artigo

Trava-línguas

Língua Portuguesa e Literatura

Uma experiência de alfabetização em turma multisseriada com trava-línguas pode trazer bons resultados e despertar a consciência fonológica dos estudantes pela exploração das iniciais das palavras.

Leia este artigo

A contextualização no ensino de Ciências: o tratamento doméstico da água

Ecologia e Meio Ambiente

Os riscos de contaminação da água e suas consequências para a população estão presentes na ordem do dia; um curso da Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj teve o objetivo de preparar professores da Educação Básica para trabalhar esse assunto e sua presença na realidade dos alunos dos cursistas.

Leia este artigo

Filosofia e Pandemia: o mundo pós-isolamento social

Vamos tratar dos temas EAD, Gamificação e Ensino Híbrido

Canal no YOUTUBE: Acesse aqui

Bate papo sobre o ensino de História

Clique na imagem para ver a programação:

Live no canal Youtube LAPEHIS UFVJM: bit.ly/3h3aBXF

Seminário Virtual Internacional do Grupo Educação, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video no link: https://youtu.be/ckWJGWZfFnM

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

COVID-19

Coronavírus: O que você precisa saber e fazer

coronavirus.saude.gov.br.

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco