Edição V. 16, Ed. 12 - 07/06/2016
A política e a educação em Hannah Arendt: para uma filosofia prospectiva
Para Hannah Arendt, a política só se efetiva realmente quando pode ocorrer entre iguais; e no contexto atual a educação passou a ser um produto, devendo formar as pessoas para se adequarem ao mundo, com criatividade e capacidade de antecipação.
Leia este artigoProcessos de criação e juventudes no cotidiano escolar
Educação ArtísticaVanessa Lira dos Santos analisa a metodologia de construção de trabalhos de artes visuais que leva a uma experiência do fazer artístico por parte de alunos da rede pública, mostrando o que há de essencial nesse processo.
Leia este artigoA avaliação segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Formação de ProfessoresA avaliação é um processo que deve ser incorporado à prática do professor para valorizar experiências, manifestações, descobertas e conquistas dos estudantes, na opinião de José Luis Monteiro da Conceição.
Leia este artigoAspectos da terceira dimensão do livro ágrafo
Educação ArtísticaA relação entre o espaço interior e o aspecto exterior do objeto livro recebe análise fenomenológica de Salmo Dansa e Luiz Antonio Luzio Coelho, tomando por base algumas obras marcantes de autores representativos.
Leia este artigoInvestigando a relação entre pães mofados e função exponencial
Formação de ProfessoresUma experiência com pães mofados é uma etapa para estudar funções exponenciais, tomando por base a Taxonomia de Bloom, levando os alunos ao mais alto patamar de desenvolvimento cognitivo.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."