Edição V. 16, Ed. 15 - 19/07/2016
Brincar, brincar... e brincar! Três abordagens possíveis do brincar na Educação Infantil
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaAs três abordagens do brincar convivem no ambiente escolar e são percebidas na pesquisa feita na Baixada Santista. É importante que o professor perceba a diferença entre elas para dosá-las na sua prática para que as crianças possam exercitar suas leituras do mundo.
Leia este artigoUma alternativa: meditação!
Cidadania e ComportamentoNestes novos tempos, os conceitos de aprendizagem, colaboração e maturidade, sem convergência natural; a meditação pode ser uma forma de “religação” consigo mesmo e com os outros; por isso cada vez mais pessoas buscam esse reencontro.
Leia este artigoProdução de carta pessoal, expressando afetividade e gratidão
Língua Portuguesa e LiteraturaA experiência de troca de cartas entre alunos, professores e funcionários de uma escola levou à valorização e ao reconhecimento do trabalho dos profissionais e a uma prática de produção textual que recupera a afetividade no espaço escolar.
Leia este artigoA visão de alunos sobre projetos de inclusão na escola: um estudo de caso
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresUm projeto que visa a inclusão de alunos deficientes visuais nas aulas de Astronomia provocou a participação de colegas num blog e modificou a percepção que muitos tinham acerca da interação com esses estudantes.
Leia este artigoHistórias em quadrinhos e suas contribuições para o ensino da Matemática no Ensino Médio
MatemáticaAo pedir que seus alunos desenvolvessem histórias em quadrinhos que explicassem conteúdos de Matemática, o professor Bruno Nascimento obteve maior participação dos alunos nas aulas e, ao mesmo tempo, precisou capacitar-se para tratar os temas abordados, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos nos últimos dois meses
Educação na imprensa
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
19/10/22 Brasil pode conquistar prêmio de melhor escola do mundo
11/02/22 WhatsApp em sala de aula? Saiba como a ferramenta pode apoiar o ensino