Edição V. 16, Ed. 15 - 19/07/2016
Brincar, brincar... e brincar! Três abordagens possíveis do brincar na Educação Infantil
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaAs três abordagens do brincar convivem no ambiente escolar e são percebidas na pesquisa feita na Baixada Santista. É importante que o professor perceba a diferença entre elas para dosá-las na sua prática para que as crianças possam exercitar suas leituras do mundo.
Leia este artigoUma alternativa: meditação!
Cidadania e ComportamentoNestes novos tempos, os conceitos de aprendizagem, colaboração e maturidade, sem convergência natural; a meditação pode ser uma forma de “religação” consigo mesmo e com os outros; por isso cada vez mais pessoas buscam esse reencontro.
Leia este artigoProdução de carta pessoal, expressando afetividade e gratidão
Língua Portuguesa e LiteraturaA experiência de troca de cartas entre alunos, professores e funcionários de uma escola levou à valorização e ao reconhecimento do trabalho dos profissionais e a uma prática de produção textual que recupera a afetividade no espaço escolar.
Leia este artigoA visão de alunos sobre projetos de inclusão na escola: um estudo de caso
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresUm projeto que visa a inclusão de alunos deficientes visuais nas aulas de Astronomia provocou a participação de colegas num blog e modificou a percepção que muitos tinham acerca da interação com esses estudantes.
Leia este artigoHistórias em quadrinhos e suas contribuições para o ensino da Matemática no Ensino Médio
MatemáticaAo pedir que seus alunos desenvolvessem histórias em quadrinhos que explicassem conteúdos de Matemática, o professor Bruno Nascimento obteve maior participação dos alunos nas aulas e, ao mesmo tempo, precisou capacitar-se para tratar os temas abordados, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."