Edição V. 16, Ed. 3 - 02/02/2016
Por uma escola desescolarizada
HistóriaProfessor das redes públicas municipal e estadual prefere os alunos que são considerados “rebeldes”, pois considera que esses trazem a oportunidade de mudar a escola. Para ele o mais importante é ensinar a “pensar criticamente”.
Leia este artigoUm estudo da utilização de blog para o ensino de Biologia
Computação e TecnologiasUm blog construído por professores e alunos de escola pública e que trata de assuntos como Biologia e Artes mostra que é possível motivar o processo de ensino-aprendizagem utilizando as ferramentas da tecnologia.
Leia este artigoA possibilidade de um Ensino Religioso que ensine sobre religiões, orientado por valores democráticos
Formação de ProfessoresLeia este artigo
O educador físico como terapeuta: um relato de experiência
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Educação FísicaÉ indiscutível a importância da Psicomotricidade Relacional no desenvolvimento, estimulação e inclusão social de pessoas com deficiências, independente da sua gravidade, buscando ar dignidade e respeito a essas pessoas.
Leia este artigoA importância da participação dos pais na educação escolar dos filhos
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaA participação dos pais na vida escolar dos filhos é fundamental para o sucesso deles na escola e na formação de seu caráter. E mostrar esse interesse motiva os alunos no dia a dia dos estudos.
Leia este artigoComo os tradutores de libras devem ficar em sala de aula
Educação Especial e InclusivaLeia este artigo
Atenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."