Edição V. 16, Ed. 5 - 01/03/2016
Aprendizagem motora na Educação Básica
Educação FísicaConhecer o desenvolvimento motor do ser humano é de suma importância para ajudar profissionais da Educação e da Educação Física a contribuir na formação do aluno nas escolas, em programas sociais e em atendimentos individualizados.
Leia este artigoTradições, cultura e misticismo nas comunidades tradicionais: ‘A antropóloga’
Cidadania e ComportamentoOs conhecimentos das comunidades tradicionais precisam ser valorizados, registrados e perpetuados, a fim de que não se percam, pois a oralidade é seu único meio de transmissão; isso evitaria que se perdessem com o passar dos anos.
Leia este artigoLer, escrever, ouvir, pensar e falar criticamente: uma contribuição da Filosofia para a formação discente no Ensino Médio integral
Filosofia e Formação de ProfessoresPara priorizar o protagonismo dos estudantes, é preciso prepará-los para serem sujeitos de seus processos, especialmente com a capacidade de “ver o mundo”, conforme Paulo Freire, e a pluralidade proposta por Hannah Arendt.
Leia este artigoRefletindo sobre alimentação saudável a partir do ensino-aprendizagem de vocabulário de alimentos em inglês
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaPara motivar alunos do EJA a estudar língua estrangeira, foram não só utilizados os termos relativos a alimentação, mas também proposta uma discussão sobre a qualidade da alimentação cotidiana.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."