Edição V. 17, Ed. 4 - 21/02/2017
Ensinando produtos notáveis para alunos com comprometimentos visuais
MatemáticaEste relato apresenta uma iniciativa inclusiva de estágio supervisionado da UNIRIO em parceria com o IBC. Desenvolveu-se uma pesquisa voltada para as características de aprendizagem de alunos com deficiência visual, resultando numa proposta para o ensino de produtos notáveis utilizando materiais adaptados.
Leia este artigoA narrativa da história de vida de um aluno cego, estudante de Licenciatura em Matemática no IFMG-SJE
MatemáticaComo se dá a inclusão de alunos cegos nas aulas de Matemática? Este estudo envolveu um aluno cego experiente no uso do soroban e acadêmico do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista. Foi feita com ele uma entrevista semiestruturada, a fim de conhecer sua história de vida, sua trajetória escolar, os desafios da inclusão e a opção pelo curso superior.
Leia este artigoA formação do tutor de matemática
MatemáticaA democratização do acesso à internet de banda larga permitiu maior comunicação e alcance das informações socialmente produzidas. Na Educação, houve a ressignificação das estratégias de Educação a Distância adotadas, o que promoveu a alteração nas relações do processo de ensino-aprendizagem.
Leia este artigoUtilizando o software GeoGebra como ferramenta para o ensino da Trigonometria
MatemáticaUma forma de orientar os docentes para a integração dos recursos tecnológicos na prática pedagógica pode ser por meio de cursos de formação continuada. Um bom exemplo pode ser a utilização do software GeoGebra.
Leia este artigoIniciação científica júnior: resultados de uma pesquisa sobre a gestão da sala de aula
Formação de ProfessoresUma pesquisa sobre gestão da sala de aula e das matérias foi feita com alunos do Ensino Médio para avaliação dos docentes de uma escola pública do Paraná, sob orientação de professores da Universidade Estadual de Londrina, numa atividade que visava também colaborar para a iniciação científica de alunos do Ensino Médio
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."