Edição V. 17, Ed. 4 - 21/02/2017

Ensinando produtos notáveis para alunos com comprometimentos visuais

Matemática

Este relato apresenta uma iniciativa inclusiva de estágio supervisionado da UNIRIO em parceria com o IBC. Desenvolveu-se uma pesquisa voltada para as características de aprendizagem de alunos com deficiência visual, resultando numa proposta para o ensino de produtos notáveis utilizando materiais adaptados.

Leia este artigo

A narrativa da história de vida de um aluno cego, estudante de Licenciatura em Matemática no IFMG-SJE

Matemática

Como se dá a inclusão de alunos cegos nas aulas de Matemática? Este estudo envolveu um aluno cego experiente no uso do soroban e acadêmico do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista. Foi feita com ele uma entrevista semiestruturada, a fim de conhecer sua história de vida, sua trajetória escolar, os desafios da inclusão e a opção pelo curso superior.

Leia este artigo

A formação do tutor de matemática

Matemática

A democratização do acesso à internet de banda larga permitiu maior comunicação e alcance das informações socialmente produzidas. Na Educação, houve a ressignificação das estratégias de Educação a Distância adotadas, o que promoveu a alteração nas relações do processo de ensino-aprendizagem.

Leia este artigo

Utilizando o software GeoGebra como ferramenta para o ensino da Trigonometria

Matemática

Uma forma de orientar os docentes para a integração dos recursos tecnológicos na prática pedagógica pode ser por meio de cursos de formação continuada. Um bom exemplo pode ser a utilização do software GeoGebra.

Leia este artigo

Iniciação científica júnior: resultados de uma pesquisa sobre a gestão da sala de aula

Formação de Professores

Uma pesquisa sobre gestão da sala de aula e das matérias foi feita com alunos do Ensino Médio para avaliação dos docentes de uma escola pública do Paraná, sob orientação de professores da Universidade Estadual de Londrina, numa atividade que visava também colaborar para a iniciação científica de alunos do Ensino Médio

Leia este artigo

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Até 10/10 | Inscrições abertas para o programa Futuras Cientistas

O programa Futuras Cientistas oferece 470 vagas para alunas do 2º ano do Ensino Médio e suas professoras. As selecionadas recebem brindes exclusivos e bolsa-auxílio, além de vivenciar a experiência de fazer ciência.

Inscrições até 10 de outubro.
Confira o edital em: linktr.ee/futurascientistas

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pandemia e Educação na imprensa

11/02 WhatsApp em sala de aula? Saiba como a ferramenta pode apoiar o ensino

Leia aqui


13/12 Lições para promover uma revolução na educação pública brasileira

Leia aqui


26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

Leia aqui

Seção Divulgação Científica

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco