Edição V. 19, Ed. 24 - 08/10/2019
Letramento digital e o Facebook: um estudo sobre o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
Língua Portuguesa e LiteraturaO presente estudo reflete sobre a aliança entre o processo de ensino-aprendizagem, especialmente em Língua Portuguesa, e o uso de tecnologias (smartphone, tablet ou computador), tendo como objeto de estudo a rede social Facebook. Sob essa ótica, é possível utilizar essa rede social como ferramenta de apoio às aulas de Língua Portuguesa, favorecendo o letramento digital? Para responder a tal pergunta, os principais objetivos desta pesquisa envolvem a discussão teórica de conceitos que envolvam a aprendizagem do uso social da leitura e da escrita e o questionamento quanto às possibilidades de utilização das redes sociais como auxiliar à construção do conhecimento.
Leia este artigoA internet, alguns de seus termos e o professor
Computação e Tecnologias e Formação de ProfessoresA internet é hoje algo presente e consolidado no mundo todo, onde as pessoas já não conseguem mais ficar um dia se quer sem ter acesso a ela, sem fazer uso de um aparelho qualquer que esteja ligado por uma rede de wifi, fazendo as mais diversas coisas, acessando as redes sociais, jogando, comprando, vendendo, etc. Da mesma forma que a tecnologia mudou a vida das pessoas, trazendo uma nova forma de as pessoas viverem e se relacionarem umas com as outras, ela fez aparecer também vários termos ou palavras que procuram caracterizar, conceituar e explicar essa nova realidade. Termos como globalização, cibercultura, hipertexto, pós-humano, nativos digitais, imigrantes digitais etc. são exemplos de termos hoje existentes em nosso vocabulário. E alguns desses termos podem ou tem alguma relação com a educação, com a prática do professor. E é isso que procuramos mostrar aqui, como que o professor deve ser ou se comportar diante da realidade que cada um desses termos conceitua, explica.
Leia este artigoA importância do texto na sala de aula
Língua Portuguesa e LiteraturaUma nova forma de aprender com o espaço pedagógico é conhecer as estratégias que os alunos usam durante a leitura e detectar o benefício que isso pode trazer para a compreensão de textos. A valorização do repertório de “coisas especiais” (termo cunhado por Oxford) vem, efetivamente, promover uma mudança de paradigma no ensino de língua no setor público.
Leia este artigoAvaliação do processo de construção do conhecimento escolar em Matemática
Matemática e AvaliaçãoA preocupação básica deste estudo é refletir sobre o papel da avaliação escolar em Matemática, compreendendo-a como essencial à prática educativa e indissociável a ela, uma vez que é por meio dela que o professor pode acompanhar o progresso de seus alunos e avaliar a necessidade de repensar sua ação pedagógica. Este artigo tem como objetivo analisar a importância de uma boa avaliação do processo de construção do conhecimento. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica procurando enfatizar a importância da avaliação como processo contínuo e a necessidade do professor de refletir sobre essa prática.
Leia este artigoImpactos da biotecnologia - clonagem animal
Saúde, Biologia e Biociências e Formação de ProfessoresVivemos em uma era sem precedentes na história da humanidade. Um mundo dominado pela tecnologia, desde as coisas mais simples até experimentos bastante complexos. Nesse novo cenário destaca-se a biotecnologia, um conjunto de conhecimentos técnicos e métodos de base científica ou prática que permite a utilização direta ou indireta de organismos ou parte deles no processo de produção de bens e serviços, nas áreas de saúde, produção de alimentos e meio ambiente, bem como a manipulação e transferência de genes entre organismos para obtenção de material industrial médico e farmacêutico. Neste texto abordamos uma das mais famosas biotecnologias que tem atraído a atenção da mídia e sociedade: a clonagem animal como biotecnologia de reprodução assistida. Apresentamos os fundamentos básicos e essenciais para o entendimento das técnicas que viabilizaram essa biotecnologia, seu histórico de desenvolvimento científico e um pouco do “estado da arte” sobre as aplicações da clonagem animal no Brasil e suas futuras implicações.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui