Edição V. 19, Ed. 3 - 05/02/2019

Legislação educacional: um estudo sobre a Resolução nº 08/07 Câmara de Educação Básica - CEB, do Conselho Estadual de Educação (CEE-AL)

Política Educacional

O presente trabalho realiza análise acerca da Resolução CEB-AL nº 08/07, que regulamenta a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, e promove mudanças em diversos aspectos, principalmente no que se refere à forma de promoção dos alunos. O texto da Resolução demonstra preocupação em evitar a distorção idade-série e propõe formas de acompanhamento para aqueles alunos que são promovidos e têm dificuldade de aprendizagem. Entretanto, verificou-se que ela não é cumprida de forma integral e que, ao mesmo tempo que beneficia o alunado, compromete – se não total, pelo menos parcialmente – o processo de ensino e aprendizagem.

Leia este artigo

Surdez e preconceito no contexto da normatividade social

Educação Especial e Inclusiva

O objetivo do artigo é ampliar reflexões sobre os desafios sociais voltados às pessoas com deficiência auditiva. Apesar das legislações estatais que visam direito à acessibilidade e inclusão, a desigualdade social tem apresentado padrão consistente de evolução devido aos contornos do preconceito à surdez. A normatividade social sustentada por ideais e expectativas fora de ordem tem suplantado e/ou minimizado as lutas históricas desenvolvidas ao longo dos tempos por portadores de deficiência auditiva, relegando os direitos e as necessidades dessas pessoas a um plano mais baixo.

Leia este artigo

Deciframento, decodificação e Tradutore – a escrita e sua compreensão

Computação e Tecnologias

Entender a escrita leva a conhecer outras formas de registrar ideias e saber que ela nasceu na Pré-História, feita em tabletes de barro e tinha a preocupação inicial de registros contábeis, para auxiliar a administração. Uma língua desconhecida é um mistério, e para desvendá-lo há algumas técnicas, como a Tagmênica.

Leia este artigo

Interdisciplinaridade nas tramas do texto

História e Língua Portuguesa e Literatura

Um livro foi usado como base para falar de solidariedade e cidadania nas aulas de produção de texto, numa atividade marcada pela interdisciplinaridade. Os alunos de uma turma de 6ª série do Ensino Fundamental discutiram o assunto e produziram seus trabalhos individualmente, percebendo o que é necessário para produzir um texto. Com essa atividade, a sala de aula fica menos engessada e contribui para melhorar o ensino.

Leia este artigo

Análise do primeiro ano da especialização em tecnologias digitais aplicadas ao ensino - IFRJ, câmpus Arraial do Cabo/RJ

Computação e Tecnologias e Vivências de Sala de Aula

O curso de especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino (TDAE) tem aulas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) - câmpus Arraial do Cabo; seus alunos são professores, pedagogos e analistas de sistema. O curso visa promover a capacitação continuada, a inserção e utilização das tecnologias no contexto escolar, reflexões e desenvolvimento de novas formas de ensino-aprendizagem por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco