Edição V. 19, Ed. 32 - 03/12/2019
Educação para liberdade: a utopia de uma sociedade humanizada
Ecologia e Meio Ambiente, Formação de Professores e Política EducacionalNeste ensaio buscamos evidenciar o papel da educação na formação de cidadãos críticos e reflexivos quanto às desigualdades socioambientais geradas pelo uso desenfreado dos recursos naturais. Para a desconstrução do sistema de relações de poder e ideologias de classe que ainda encontramos na sociedade atual, devemos partir do princípio de educação como meio de libertação. Valorizar as peculiaridades da sociedade em que cada discente está inserido é o primeiro passo para reconhecer e integrar as várias formas de ensinar por meio de exemplos e experiências que reflitam o ambiente que o circunda. Levar para a sala de aula os conhecimentos culturais e suas aplicações como instrumento de ação social e políticas públicas se enquadra na busca por uma sociedade mais justa, humanitária e com menos desigualdades socioambientais.
Leia este artigoSobre ciência e conhecimento alicerçados no método e no contexto social
Filosofia, Sociologia e Formação de ProfessoresEstamos imersos num percurso teórico que exige refletir sobre saber, conhecimento científico e método; razão; abordagens empírico-analíticas do conhecimento; as diferentes abordagens que levam à fenomenologia da percepção e metodologias das ciências sociais e o materialismo histórico-dialético que pontua a economia política e a ontologia do ser social.
Leia este artigoRepensando a educação quilombola para a superação das desigualdades raciais
Avaliação, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política Educacional
É preciso utilizar a obrigatoriedade da valorização da cultura e da história afro-brasileira, advinda da Lei nº 10.639/03, para redefinir as características da educação das comunidades quilombolas, a fim de superar as desigualdades sociais e acabar com o mito de que o Brasil vive uma democracia racial.
Leia este artigoAula: introdução à sintaxe
Língua Portuguesa e LiteraturaUma proposta de trabalho em Língua Portuguesa pretende contribuir para o entendimento, por parte do aluno, de um assunto complexo e essencial para o uso e usufruto da língua: a sintaxe.
Leia este artigoIntroduzindo Astrobiologia em turmas de Educação de Jovens e Adultos
Astronomia, Biologia e Biociências, Física e QuímicaA Astrobiologia é um campo interdisciplinar que, até por ser de estudo recente, é pouquíssimo conhecido por alunos e professores, o que não a impede de ser atraente e motivadora de estudos, se bem desenvolvida. Foi aplicado um questionário junto a alunos da EJA de um colégio de Friburgo e os resultados foram incentivadores.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."