Edição V. 19, Ed. 33 - 10/12/2019
A formação de professores da Educação de Jovens e Adultos: características, histórico e perspectivas
Antropologia, Filosofia, História, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, História da Educação, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política EducacionalO presente artigo é fruto de pesquisa bibliográfica e de campo realizada em uma escola pública da cidade de Antônio Martins/RN sobre formação de professores da EJA que atuam nas escolas públicas da cidade. Esta é uma modalidade de ensino que tem um público específico e que precisa ser tratado com respeito e dignidade. A preparação docente para essa modalidade deve levar em conta as características do seu público e incluir, além das exigências formativas para todo e qualquer educador, estabelecer o exercício do diálogo como condição principal para uma aprendizagem significativa.
Leia este artigoUm lugar para as muitas coisas de Clarice
Antropologia, Psicologia e Língua Portuguesa e LiteraturaA obra de Clarice Lispector é analisada por diversos autores, com diversas perspectivas e diversos ângulos. Ela nos traz novas inquietações, novas paisagens, novas experiências e sensações, inclusive uma estética libertária que provoca o nosso ser.
Leia este artigoUma perspectiva sobre metodologias e práticas docentes vistas por uma aluna de pedagogia no estágio supervisionado
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaA prática docente é muito importante para o desenvolvimento da carreira do magistério, respeitando o aluno e seu processo de aprendizagem, valorizando a brincadeira como forma de construir o conhecimento em sala de aula e gerar educandos atuantes, autônomos, ativos, críticos, reflexivos e participativos.
Leia este artigoO uso da internet por estudantes de Ensino Fundamental: reflexão sobre a internet como ferramenta pedagógica
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaO objetivo deste artigo é investigar o acesso à internet por estudantes do Ensino Fundamental, analisando diferenças entre matutinos e vespertinos e suas percepções acerca do uso da internet como ferramenta de aprendizagem nas escolas. Participaram do estudo 885 estudantes de escolas públicas do município de Farroupilha/RS. Foi utilizado um questionário com cinco perguntas de múltipla escolha com espaço para respostas alternativas; os dados foram analisados com abordagem quantitativa. Percebeu-se que a internet está presente no cotidiano dos estudantes, mas não no âmbito escolar; constatou-se, por suas respostas, que poderiam aprender com mais eficácia ao fazer uso da internet na sala de aula como recurso pedagógico. É necessário que as escolas possibilitem espaços para a discussão dos benefícios e malefícios do uso da internet, que os currículos e comunidade escolar passem por reestruturações que incluam o uso seguro e saudável da internet em seu plano pedagógico, a fim de possibilitar maior interesse dos jovens para a sua utilização pedagógica e, consequentemente, maior eficácia no processo de ensino-aprendizagem.
Leia este artigoA multimodalidade discursiva no gênero anúncio de campanha comunitária
Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaA multimodalidade discursiva vem ganhando impulso nos estudos de Linguística; um bom exemplo disso são os textos publicitários, com finalidades monetárias (lucro e venda) ou comunitárias (construções de atitudes e valores sociais). É possível perceber que a mensagem repassada por textos dos gênero anúncio de campanha se dá pelo entrelaçamento de diferentes enunciados verbais e elementos visuais.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui