Edição V. 19, Ed. 34 - 17/12/2019

Educação, formação de professores e democracia: primeiras aproximações com Anísio Teixeira

Educação Infantil e Formação de Professores

Anísio Teixeira, como educador, considerava alguns temas essenciais: a educação pública, gratuita e de qualidade; outro é a relação entre democracia e educação; e o terceiro é a formação dos professores. Por isso há necessidade de investir em propostas de formação baseadas em padrões de qualidade pensadas com os professores e não apenas para os professores.

Leia este artigo

Tintas naturais como proposta de atividade de Educação Ambiental, Ciência e Artes

Ecologia e Meio Ambiente, Geografia e Educação Artística

Uma das formas de valorizar o meio ambiente é apresentar usos da natureza, numa prática interdisciplinar. Ao utilizar materiais de diferentes solos para a elaboração de trabalhos artísticos, é possível mostrar a importância dos recursos naturais e motivar os estudantes a mudar seus hábitos, melhorando suas práticas em relação à preservação do meio ambiente.

Leia este artigo

Dominando a Matemática através do dominó – sólidos geométricos

Matemática

A Matemática pode ser trabalhada de forma lúdica utilizando uma adaptação do dominó, que é um jogo bastante conhecido e praticado. Essa atividade pode contribuir para resolver ou pelo menos atenuar a falta de domínio, por parte dos alunos, de conteúdos estudados em momentos anteriores, e criando uma abordagem mais atrativa para os estudantes.

Leia este artigo

O período do Quinhentismo no Brasil e na Região da Baía da Ilha Grande e a linguagem do Barroco, o Caminho do Ouro, a arquitetura e a religiosidade paratiense

Ecologia e Meio Ambiente, Física, Geografia, História, Sociologia, Vivências de Sala de Aula, Fotografia, Língua Portuguesa e Literatura e Espaços Urbanos

Seminários apresentados por alunos do CIEP 495 Alberto da Veiga Guignard, de Angra dos Reis/RJ, mostram a influência e as características do Quinhentismo na região da Baía da Ilha Grande, o contexto histórico e literário daquele período. A atividade incentivou a pesquisa e a capacidade de apresentação oral dos estudantes.

Leia este artigo

História, música e o processo de aprendizagem

História, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Música

O uso de atividades com elementos de música é uma ferramenta bastante rica nas aulas de História, pois ajuda o aluno a assimilar com mais facilidade os elementos e contextos de determinado assunto, sempre respeitando o linguajar e o contexto, de modo que sejam inteligíveis pelos alunos.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco