Edição V. 20, Ed. 12 - 31/03/2020

Ser professor de Geografia na escola básica no século XXI

Geografia e Formação de Professores

Educar nunca foi tão árduo, mesmo diante dos avanços científicos, das novas descobertas e, sobretudo, do acúmulo de saberes. E o professor de Geografia deve escapar de trabalhar conteúdos voltados para os aspectos físicos e privilegiar temas relacionados a aspectos sociais e econômicos da disciplina, evitando que ela se torne apenas decoreba.

Leia este artigo

Orientação Educacional – mediação e intervenção diante da indisciplina escolar

Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

A família, a comunidade e a sociedade em geral são imprescindíveis ao processo educacional; a relação educador-educando pode ser mediada pelo orientador educacional, estabelecendo harmonia quando conflitos passam a despontar, jamais olvidando o papel dos responsáveis e da sociedade como um todo. Para avaliar como intermediar essa relação, foi feita pesquisa bibliográfica e entrevista. Concluímos que é possível diminuir a indisciplina, orientando o docente a manter com o discente uma relação além do conteúdo disciplinar.

Leia este artigo

Educação Ambiental para a qualidade de vida a partir da utilização e descarte de medicamentos

Ecologia e Meio Ambiente, Saúde e Vivências de Sala de Aula

A Educação Ambiental tem possibilidade de unificar saberes no contexto escolar, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e atuantes na preservação do meio ambiente. Este estudo exibe uma discussão sobre a realização de um projeto de Educação Ambiental tendo como tema gerador uso e descarte de medicamentos; o objetivo foi investigar a percepção dos estudantes com uso e descarte de medicamentos e o grau de informação a respeito de suas implicações em relação á saúde pública e/ou ao meio ambiente e assim promover ações que alcançassem a comunidade escolar, a fim de sensibilizar, conscientizar e orientar para o correto destino final. O estudo foi desenvolvido em 2018, com 225 alunos do Colégio Estadual Newton Ferreira da Costa, em Curitiba/PR. Pôde-se concluir que a temática dos medicamentos contribui para a responsabilidade socioambiental, com o desenvolvimento de ações que possibilitam a minimização dos impactos ambientais negativos, potencializando discussões que emergem das relações entre os seres humanos, sociedade e natureza.

Leia este artigo

As práticas docentes ao ministrar os conteúdos de Arte e suas inflexões na contemporaneidade

Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

Este estudo reflete sobre as práticas docentes ao ministrar os conteúdos de Artes no Ensino Fundamental II na Unidade Escolar Ozildo Albano e como são selecionados os conteúdos do componente curricular de Artes para a prática em sala de aula e procura discutir pontos importantes sobre a seleção adequada desses conteúdos, levando em consideração a flexibilidade e a consonância com o que estabelecem as diretrizes para o ensino de Artes. Atualmente constatam-se grandes mudanças no ensino de Artes na Educação Básica, tanto do ponto de vista teórico como curricular. Para abordar essas transformações, desencadeou-se uma pesquisa documental com abordagem bibliográfica e de campo de como vêm sendo selecionados e ministrados esses conteúdos. A partir da análise dos resultados coletados pretende-se elucidar questões presentes na escola pesquisada para servir de reflexão e que contribuam para que outros professores que ministram a disciplina procurem trabalhar com mais coerência.

Leia este artigo

O distanciamento da Educação Inclusiva do chão da escola e o (des)preparo da equipe escolar

Matemática, Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A Educação Inclusiva é um ganho não apenas para a pessoa com necessidade de inclusão como também para toda a sociedade; com isso, este artigo tem por objetivo compreender o desenvolvimento dessa educação, seu amparo legal além das argumentações em fóruns que vieram contribuir para a propagação e fortalecimento dessa causa, abordando também a formação do professor com vista à inclusão. Aqui a abordagem de discussão será a deficiência visual, a auditiva, a física e a múltipla, apesar de não explicitá-las claramente, pois se sabe que há diversas outras limitações apresentadas em documentos oficiais, como a Constituição Federal. Trataremos do processo histórico da inclusão de alunos com deficiência com aporte às leis que vigoram e sua importância para a garantia do acesso e permanência na educação; se há alunos em situação de inclusão, é perceptível a necessidade da formação de professor com vista a atender a essa demanda, e é sob esse olhar que discutimos a pratica docente advinda de sua formação. A metodologia terá como aporte teórico as leis e referências de autores que tratam do tema em questão.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco