Edição V. 20, Ed. 14 - 14/04/2020

O coordenador pedagógico e o seu papel no cotidiano escolar

Instituição Escola

As funções e exigências dos coordenadores pedagógicos são baseadas na legislação; mas são baseadas em três características: formadores, articuladores e transformadores. Eles participam da gestão da escola e de seus recursos, mantendo uma ação racional, estruturada e coordenada. Desse modo, esses profissionais podem auxiliar a atribuir novos significados à prática educativa da escola e à prática pedagógica dos professores.

Leia este artigo

O ensino de artes: ausência, silenciamento e resistência no âmbito das relações étnico-raciais no campo educacional

Filosofia, Geografia, História, Sociologia, História da Educação, Vivências de Sala de Aula, Educação Artística e Política Educacional

As relações étnico-raciais presentes na realidade brasileira se refletem na presença do negro entre os principais nomes das artes do país, nos séculos passados e agora; a legislação procura mudar esse quadro nos diversos códigos artísticos (música, dança, pintura, escultura, teatro), de modo a criar uma pedagogia da diversidade e romper com as narrativas hegemônicas.

Leia este artigo

Atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Genética

Vivências de Sala de Aula

Em Biologia, os conceitos de Genética são geralmente de difícil entendimento, sendo necessária a utilização de métodos diferenciados de ensino, como o uso de atividades lúdicas, para possibilitar melhor aprendizado e boa assimilação dos conteúdos abordados na teoria. O professor de Biologia pode inserir práticas com ludicidade em suas aulas, o que gerará resultados positivos; ao investir nesse tipo de abordagem, será válido o esforço de planejar, elencar objetivos e direcionar a execução da atividade em sala de aula. O objetivo deste trabalho foi analisar alguns resultados referentes à aplicação de uma atividade de palavras cruzadas envolvendo conceitos básicos de Genética para 105 discentes do Ensino Médio. Os resultados obtidos mostraram que a atividade possibilitou maior interação entre o conhecimento, o professor e o estudante e serve como atividade de reforço e fixação de conteúdos de Genética previamente desenvolvidos nas aulas e avaliação do aprendizado.

Leia este artigo

Análise de redação adaptada e não adaptada para alunos surdos

Educação Especial e Inclusiva

Este artigo apresenta reflexões sobre o processo de escrita de um aluno surdo do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. Por meio de análise qualitativa, foi proposto ao educando um tema para redação em duas circunstâncias diferentes: a primeira sob um comando textual seguido da produção de uma redação; a segunda, o mesmo texto foi proposto, com o apoio de algumas imagens, seguido de outra redação, sempre acompanhado do intérprete de Libras. Observou-se que o aluno surdo apresenta muita dificuldade em compreender o texto apresentado ao transcrever sua redação. Considera-se que há independência sintática entre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa, e essas diferenças linguísticas devem ser levadas em consideração pelo professor ao analisar os textos escritos por alunos surdos.

Leia este artigo

A construção de competências e suas implicações para o ofício docente em instituições de Educação Infantil

Formação de Professores

O objetivo deste trabalho é demonstrar desafios na construção de competências e sua implicação para o ofício docente em instituições de ensino infantil em munícipios de 40.000 habitantes. Para isso, foi realizada uma pesquisa que se concentrou em publicações direcionadas ao tema “competências”. A revisão bibliográfica abordando o novo contexto educacional, a profissão de docente, a importância da relação professor-aluno e a conceituação de competência e sua construção no ensino educacional possibilitou concluir que atualmente é imprescindível que o docente trabalhe buscando construir competências em seu dia a dia.

Leia este artigo

A BNNC e o "novo" Ensino Médio

Ao vivo no Instagram - 28/05 às 19h: https://instagram.com/gepilis

Trabalho remoto e a precarização do ensino

Diálogos entre Biologia e Educação no cenário pandêmico

Inscrições no site: https://doity.com.br/cursobio4

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Ajude a reduzir a subnotificação da COVID-19

A Comissão RJ Ciência no Combate à Covid-19 (ComRJCOVID), coordenada pela SECTI e pela Faperj, quer obter informações sobre a subnotificação da Covid-19 no Estado do Rio. Na elaboração e aplicação do questionário, estarão trabalhando também a UERJ, a UFRJ e a Fiocruz. O objetivo é fazer um levantamento da possível subnotificação de casos da Covid-19. Com isso, haverá mais informações para agir preventivamente, graças à identificação de casos por CEP. O questionário é simples e fácil de ser respondido.

Responda ao questionário: https://is.gd/subnotificacao_rj_covid

COVID-19

Coronavírus: O que você precisa saber e fazer

coronavirus.saude.gov.br.

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco