Edição V. 20, Ed. 14 - 14/04/2020
O coordenador pedagógico e o seu papel no cotidiano escolar
Instituição EscolaAs funções e exigências dos coordenadores pedagógicos são baseadas na legislação; mas são baseadas em três características: formadores, articuladores e transformadores. Eles participam da gestão da escola e de seus recursos, mantendo uma ação racional, estruturada e coordenada. Desse modo, esses profissionais podem auxiliar a atribuir novos significados à prática educativa da escola e à prática pedagógica dos professores.
Leia este artigoO ensino de artes: ausência, silenciamento e resistência no âmbito das relações étnico-raciais no campo educacional
Filosofia, Geografia, História, Sociologia, História da Educação, Vivências de Sala de Aula, Educação Artística e Política EducacionalAs relações étnico-raciais presentes na realidade brasileira se refletem na presença do negro entre os principais nomes das artes do país, nos séculos passados e agora; a legislação procura mudar esse quadro nos diversos códigos artísticos (música, dança, pintura, escultura, teatro), de modo a criar uma pedagogia da diversidade e romper com as narrativas hegemônicas.
Leia este artigoAtividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Genética
Vivências de Sala de AulaEm Biologia, os conceitos de Genética são geralmente de difícil entendimento, sendo necessária a utilização de métodos diferenciados de ensino, como o uso de atividades lúdicas, para possibilitar melhor aprendizado e boa assimilação dos conteúdos abordados na teoria. O professor de Biologia pode inserir práticas com ludicidade em suas aulas, o que gerará resultados positivos; ao investir nesse tipo de abordagem, será válido o esforço de planejar, elencar objetivos e direcionar a execução da atividade em sala de aula. O objetivo deste trabalho foi analisar alguns resultados referentes à aplicação de uma atividade de palavras cruzadas envolvendo conceitos básicos de Genética para 105 discentes do Ensino Médio. Os resultados obtidos mostraram que a atividade possibilitou maior interação entre o conhecimento, o professor e o estudante e serve como atividade de reforço e fixação de conteúdos de Genética previamente desenvolvidos nas aulas e avaliação do aprendizado.
Leia este artigoAnálise de redação adaptada e não adaptada para alunos surdos
Educação Especial e InclusivaEste artigo apresenta reflexões sobre o processo de escrita de um aluno surdo do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. Por meio de análise qualitativa, foi proposto ao educando um tema para redação em duas circunstâncias diferentes: a primeira sob um comando textual seguido da produção de uma redação; a segunda, o mesmo texto foi proposto, com o apoio de algumas imagens, seguido de outra redação, sempre acompanhado do intérprete de Libras. Observou-se que o aluno surdo apresenta muita dificuldade em compreender o texto apresentado ao transcrever sua redação. Considera-se que há independência sintática entre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa, e essas diferenças linguísticas devem ser levadas em consideração pelo professor ao analisar os textos escritos por alunos surdos.
Leia este artigoA construção de competências e suas implicações para o ofício docente em instituições de Educação Infantil
Formação de ProfessoresO objetivo deste trabalho é demonstrar desafios na construção de competências e sua implicação para o ofício docente em instituições de ensino infantil em munícipios de 40.000 habitantes. Para isso, foi realizada uma pesquisa que se concentrou em publicações direcionadas ao tema “competências”. A revisão bibliográfica abordando o novo contexto educacional, a profissão de docente, a importância da relação professor-aluno e a conceituação de competência e sua construção no ensino educacional possibilitou concluir que atualmente é imprescindível que o docente trabalhe buscando construir competências em seu dia a dia.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."