Edição V. 20, Ed. 17 - 12/05/2020

Múltiplas inteligências a partir de jogos no ensino de Geografia

Geografia e Vivências de Sala de Aula

O ensino de Geografia, ao longo do tempo, vem ocorrendo de forma mnemônica, sem vinculação com a realidade dos estudantes. Neste trabalho, apresentaremos algumas atividades, como oficinas de jogos baseadas na metodologia participante. Este trabalho pretende fazer uma análise dos jogos como forma de estimular as múltiplas inteligências e favorecer a construção do conhecimento geográfico.

Leia este artigo

Entre manobras radicais, marginais e burocráticas: uma história do skate até sua entrada nos Jogos Olímpicos de 2020

Educação Física

O skate passou por metamorfoses durante os anos, passando de uma prática de lazer esportiva e tida por muito tempo como marginal por sua ligação com movimentos da contracultura. Fará sua primeira participação competitiva nos Jogos Olímpicos, em Tóquio, quebrando barreiras que antes pareciam intransponíveis num passado recente. Este trabalho tem por objetivo investigar a história do skate como prática de lazer e esportiva e trazer a debate o impacto de sua inserção nas Olimpíadas. Para isso, foram buscados em bases de dados científicos artigos que tratassem da história do skate para montagem do referencial teórico, além da utilização de portais de notícias esportivas e blogs especializados no esporte. Como conclusão, notou-se que o skate passou por diversos momentos adversos e que resistiu a muitas crises internas e externas de modo que sua sobrevivência como prática corporal se deu por meio de luta e resistência de seus praticantes/atletas, legitimando-se como esporte e alcançando o patamar olímpico com sua introdução nos jogos de 2020, embora sua entrada nos Jogos não seja lugar tranquilo entre todos os seus praticantes.

Leia este artigo

A Química por trás da Copa

Química e Vivências de Sala de Aula

A Copa do Mundo de futebol pode ser um fator gerador para o ensino da Química, tendo em vista o interesse que o evento desperta nos estudantes. Identificar todas as formas como a Química participa desse acontecimento, visivelmente ou não, contribui para motivar a atenção dos alunos e facilitar a aprendizagem de alguns temas relacionados a essa ciência.

Leia este artigo

Consultoria e captação de recursos para uma ONG de educação e arte

Educação Infantil, Cidadania e Comportamento, Educação Artística, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política Educacional

Este artigo é resultado da atividade de residência em Gestão Pública e tem como objeto geral a gestão de organizações não governamentais com foco na área de Educação. O caso específico escolhido foi o da ONG Missão Artística Casa, situada em Santa Cruz. Trata-se de um ambiente educativo e artístico de acolhimento de menores em situação de vulnerabilidade social. Foi diagnosticado pelo grupo, conjuntamente com a gestão da ONG, que o principal problema da gestão era captação de recursos. A partir daí, o grupo elencou algumas estratégias que poderão ser de valia no intuito de dar maior longevidade à ONG.

Leia este artigo

O projeto Educação Patrimonial e Artística: um possível processo de preparação de alunos pesquisadores

Filosofia, História, Sociologia, Vivências de Sala de Aula, Espaços Urbanos e Política Cultural

Um projeto de valorização do patrimônio cultural de uma cidade no interior da Bahia leva os alunos de uma escola da região a conhecer a sua realidade; mais do que isso, os estudantes começam a desenvolver suas habilidades e competências como pesquisadores mergulhados e seu contexto histórico-social.

Leia este artigo

A BNNC e o "novo" Ensino Médio

Ao vivo no Instagram - 28/05 às 19h: https://instagram.com/gepilis

Trabalho remoto e a precarização do ensino

Diálogos entre Biologia e Educação no cenário pandêmico

Inscrições no site: https://doity.com.br/cursobio4

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Ajude a reduzir a subnotificação da COVID-19

A Comissão RJ Ciência no Combate à Covid-19 (ComRJCOVID), coordenada pela SECTI e pela Faperj, quer obter informações sobre a subnotificação da Covid-19 no Estado do Rio. Na elaboração e aplicação do questionário, estarão trabalhando também a UERJ, a UFRJ e a Fiocruz. O objetivo é fazer um levantamento da possível subnotificação de casos da Covid-19. Com isso, haverá mais informações para agir preventivamente, graças à identificação de casos por CEP. O questionário é simples e fácil de ser respondido.

Responda ao questionário: https://is.gd/subnotificacao_rj_covid

COVID-19

Coronavírus: O que você precisa saber e fazer

coronavirus.saude.gov.br.

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco