Edição V. 20, Ed. 19 - 26/05/2020

Estudo do movimento uniforme subsidiado pela plataforma Desmos: uma proposta pedagógica

Física e Matemática

Os aplicativos de celular são parte do cotidiano dos seres humanos na contemporaneidade. Desse domínio não escapam a escola nem os processos de ensino-aprendizagem das mais diversas disciplinas. Em um ambiente no qual a tecnologia tudo alcança e em tudo penetra, este trabalho apresenta, discute e propõe duas atividades envolvendo o ensino de Movimento Uniforme no Desmos. As atividades elaboradas privilegiaram a elaboração de um ambiente investigativo no qual os estudantes podem fazer elaborações mentais e conceituar elementos do Movimento Uniforme com o apoio de um aplicativo de celular, sempre articulando os saberes de Física aos saberes de Matemática envolvidos. As atividades aqui propostas podem auxiliar professores do Ensino Médio a considerar o uso pedagógico de smartphones e a elaboração de aulas integradas entre disciplinas.

Leia este artigo

O que é Filosofia e quando Filosofia é compreendida como doutrina-da-ciência

Filosofia e Formação de Professores

O presente artigo se propõe a uma análise da produção de Johann Gottlieb Fichte contida em O comunicado claro como o sol ao grande público onde se mostra em que se consiste propriamente a novíssima filosofia, tradução de 1984. Para o entendimento da Filosofia de Fichte, no tocante à doutrina-da-ciência, torna-se interessante seguir o entendimento da personagem criada pelo autor: o Leitor. Além disso, também faremos uma breve volta ao passado histórico da Filosofia, para o entendimento de seu funcionamento tradicional, bem como traremos à tona o contexto histórico em que se engendra a postura empregada pelo autor em sua obra.

Leia este artigo

Atenção: por que não importa?

Vivências de Sala de Aula

O que fazer para conquistar a atenção dos alunos em sala de aula? Toda a vida deles está desorganizada, eles vão à escola apenas como evento social, há muitos ruídos à sua volta – desde os cultos até os tiros. Em tudo há fragmentação e fragilidade. Eles não se importam com o que acontece em sala, não têm foco nem concentração, abandonam a criatividade e a imaginação.

Leia este artigo

A Batalha dos Elementos auxiliando no ensino de Química

Química

Um jogo de cartas pode, aproveitando os benefícios da ludicidade, trabalhar recursos da tabela periódica sem se fixar em aspectos de memorização, a fim de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de um conteúdo que é considerado complexo e de grande dificuldade pelos discentes. Os resultados obtidos mostram que os níveis de aprendizagem aumentaram em relação ao momento inicial da atividade.

Leia este artigo

A escola e a interculturalidade nas favelas do Rio de Janeiro

Antropologia, Geografia, História, Sociologia, Instituição Escola e Espaços Urbanos

Este estudo parte da necessidade de abordar a história do surgimento das favelas cariocas e a relação desse movimento com a escola, repensando as práticas utilizadas e seu contexto para a sociedade, abordando o fazer educacional nesses locais e os impactos das violências que atingem essas pessoas cotidianamente. Nesse sentido, o texto pretende apresentar experiências exitosas em escolas da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, na busca pela valorização das relações interculturais nas favelas cariocas que vão além do noticiário de violência, pobreza e ausência de serviços, amplamente veiculado sobre esses locais.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco