Edição V. 20, Ed. 19 - 26/05/2020

Estudo do movimento uniforme subsidiado pela plataforma Desmos: uma proposta pedagógica

Física e Matemática

Os aplicativos de celular são parte do cotidiano dos seres humanos na contemporaneidade. Desse domínio não escapam a escola nem os processos de ensino-aprendizagem das mais diversas disciplinas. Em um ambiente no qual a tecnologia tudo alcança e em tudo penetra, este trabalho apresenta, discute e propõe duas atividades envolvendo o ensino de Movimento Uniforme no Desmos. As atividades elaboradas privilegiaram a elaboração de um ambiente investigativo no qual os estudantes podem fazer elaborações mentais e conceituar elementos do Movimento Uniforme com o apoio de um aplicativo de celular, sempre articulando os saberes de Física aos saberes de Matemática envolvidos. As atividades aqui propostas podem auxiliar professores do Ensino Médio a considerar o uso pedagógico de smartphones e a elaboração de aulas integradas entre disciplinas.

Leia este artigo

O que é Filosofia e quando Filosofia é compreendida como doutrina-da-ciência

Filosofia e Formação de Professores

O presente artigo se propõe a uma análise da produção de Johann Gottlieb Fichte contida em O comunicado claro como o sol ao grande público onde se mostra em que se consiste propriamente a novíssima filosofia, tradução de 1984. Para o entendimento da Filosofia de Fichte, no tocante à doutrina-da-ciência, torna-se interessante seguir o entendimento da personagem criada pelo autor: o Leitor. Além disso, também faremos uma breve volta ao passado histórico da Filosofia, para o entendimento de seu funcionamento tradicional, bem como traremos à tona o contexto histórico em que se engendra a postura empregada pelo autor em sua obra.

Leia este artigo

Atenção: por que não importa?

Vivências de Sala de Aula

O que fazer para conquistar a atenção dos alunos em sala de aula? Toda a vida deles está desorganizada, eles vão à escola apenas como evento social, há muitos ruídos à sua volta – desde os cultos até os tiros. Em tudo há fragmentação e fragilidade. Eles não se importam com o que acontece em sala, não têm foco nem concentração, abandonam a criatividade e a imaginação.

Leia este artigo

A Batalha dos Elementos auxiliando no ensino de Química

Química

Um jogo de cartas pode, aproveitando os benefícios da ludicidade, trabalhar recursos da tabela periódica sem se fixar em aspectos de memorização, a fim de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de um conteúdo que é considerado complexo e de grande dificuldade pelos discentes. Os resultados obtidos mostram que os níveis de aprendizagem aumentaram em relação ao momento inicial da atividade.

Leia este artigo

A escola e a interculturalidade nas favelas do Rio de Janeiro

Antropologia, Geografia, História, Sociologia, Instituição Escola e Espaços Urbanos

Este estudo parte da necessidade de abordar a história do surgimento das favelas cariocas e a relação desse movimento com a escola, repensando as práticas utilizadas e seu contexto para a sociedade, abordando o fazer educacional nesses locais e os impactos das violências que atingem essas pessoas cotidianamente. Nesse sentido, o texto pretende apresentar experiências exitosas em escolas da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, na busca pela valorização das relações interculturais nas favelas cariocas que vão além do noticiário de violência, pobreza e ausência de serviços, amplamente veiculado sobre esses locais.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

20/10 às 18h | Mulheres na EaD: partilhando experiências e realidades antes e durante a pandemia

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco