Edição V. 20, Ed. 19 - 26/05/2020
Estudo do movimento uniforme subsidiado pela plataforma Desmos: uma proposta pedagógica
Física e MatemáticaOs aplicativos de celular são parte do cotidiano dos seres humanos na contemporaneidade. Desse domínio não escapam a escola nem os processos de ensino-aprendizagem das mais diversas disciplinas. Em um ambiente no qual a tecnologia tudo alcança e em tudo penetra, este trabalho apresenta, discute e propõe duas atividades envolvendo o ensino de Movimento Uniforme no Desmos. As atividades elaboradas privilegiaram a elaboração de um ambiente investigativo no qual os estudantes podem fazer elaborações mentais e conceituar elementos do Movimento Uniforme com o apoio de um aplicativo de celular, sempre articulando os saberes de Física aos saberes de Matemática envolvidos. As atividades aqui propostas podem auxiliar professores do Ensino Médio a considerar o uso pedagógico de smartphones e a elaboração de aulas integradas entre disciplinas.
Leia este artigoO que é Filosofia e quando Filosofia é compreendida como doutrina-da-ciência
Filosofia e Formação de ProfessoresO presente artigo se propõe a uma análise da produção de Johann Gottlieb Fichte contida em O comunicado claro como o sol ao grande público onde se mostra em que se consiste propriamente a novíssima filosofia, tradução de 1984. Para o entendimento da Filosofia de Fichte, no tocante à doutrina-da-ciência, torna-se interessante seguir o entendimento da personagem criada pelo autor: o Leitor. Além disso, também faremos uma breve volta ao passado histórico da Filosofia, para o entendimento de seu funcionamento tradicional, bem como traremos à tona o contexto histórico em que se engendra a postura empregada pelo autor em sua obra.
Leia este artigoAtenção: por que não importa?
Vivências de Sala de AulaO que fazer para conquistar a atenção dos alunos em sala de aula? Toda a vida deles está desorganizada, eles vão à escola apenas como evento social, há muitos ruídos à sua volta – desde os cultos até os tiros. Em tudo há fragmentação e fragilidade. Eles não se importam com o que acontece em sala, não têm foco nem concentração, abandonam a criatividade e a imaginação.
Leia este artigoA Batalha dos Elementos auxiliando no ensino de Química
QuímicaUm jogo de cartas pode, aproveitando os benefícios da ludicidade, trabalhar recursos da tabela periódica sem se fixar em aspectos de memorização, a fim de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de um conteúdo que é considerado complexo e de grande dificuldade pelos discentes. Os resultados obtidos mostram que os níveis de aprendizagem aumentaram em relação ao momento inicial da atividade.
Leia este artigoA escola e a interculturalidade nas favelas do Rio de Janeiro
Antropologia, Geografia, História, Sociologia, Instituição Escola e Espaços UrbanosEste estudo parte da necessidade de abordar a história do surgimento das favelas cariocas e a relação desse movimento com a escola, repensando as práticas utilizadas e seu contexto para a sociedade, abordando o fazer educacional nesses locais e os impactos das violências que atingem essas pessoas cotidianamente. Nesse sentido, o texto pretende apresentar experiências exitosas em escolas da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, na busca pela valorização das relações interculturais nas favelas cariocas que vão além do noticiário de violência, pobreza e ausência de serviços, amplamente veiculado sobre esses locais.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui