Edição V. 20, Ed. 2 - 14/01/2020

Capacidade ou deficiência: o que olhar no aluno incluso?

Educação Especial e Inclusiva

O trabalho apresenta-se como forma de levar o professor a repensar sua prática em sala de aula, levando em conta o aluno como um ser bio-psico-social em formação e suas particularidades. É de extrema importância conhecer o funcionamento das bases cerebrais para que o aprendizado ocorra adequadamente, pois assim pode-se oferecer uma assistência efetiva a todos os alunos, principalmente aos que apresentam dificuldades em sua aprendizagem e/ou são inclusos. Enfatiza-se a importância de um ensino voltado para a necessidade de cada criança no processo ensino-aprendizagem e de conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento cerebral e os mecanismos que permeiam cada dificuldade. O ensino deve valorizar o conhecimento que a criança traz consigo, com atividades voltadas ao seu nível de desenvolvimento e prontidão, respeitando as suas limitações, estimulando as suas eficiências e ativando as áreas adequadas do cérebro para que as sinapses ocorram.

Leia este artigo

As tecnologias e o mundo globalizado: reflexões sobre o cotidiano contemporâneo

Computação e Tecnologias e Cidadania e Comportamento

Este artigo anseia fazer uma reflexão acerca dos referenciais que norteiam a sociedade brasileira da atualidade e sua relação com as tecnologias de um mundo globalizado. Pretendemos verificar a importância das tecnologias para os dias atuais e as possíveis repercussões significativas para o cotidiano. Para a composição deste material, optamos pela pesquisa bibliográfica como metodologia. A temática é atual, pertinente e válida para o entendimento do bom uso ou não das tecnologias.

Leia este artigo

Breve histórico da criança no Brasil: conceituando a infância a partir do debate historiográfico

Antropologia, História e Cidadania e Comportamento

Vários autores analisam a criança como sujeito histórico; neste trabalho são abordados alguns estudos essenciais para a análise das condições e do contexto da infância no Brasil, desde o período colonial até os primeiros anos da República.

Leia este artigo

A pedagogia antes da Pedagogia

História da Educação

A resenha do artigo de Bárbara Botter mostra como foram os primeiros passos da Pedagogia, dados pelos filósofos da Grécia Antiga, sem que existissem prédios e instituições específicas para tal finalidade.

Leia este artigo

Chama que arde e se vê

Ecologia e Meio Ambiente e Cidadania e Comportamento

É possível perceber e mostrar a destruição que vivemos no planeta de maneira poética, sem perder a força e a coragem de apresentar ao mundo as consequências que virão desse modo de viver – e morrer.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pandemia e Educação na imprensa

26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

Leia aqui


15/09 Precursor e de contribuição "incomparável": como acadêmicos estrangeiros enxergam Paulo Freire

Leia aqui


31/08 Entre as principais medidas para enfrentar a crise, escolas disponibilizaram materiais pedagógicos impressos, e criaram grupos em aplicativos e redes sociais para facilitar a comunicação

Leia aqui

Seção Divulgação Científica

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco