Edição V. 20, Ed. 2 - 14/01/2020
Capacidade ou deficiência: o que olhar no aluno incluso?
Educação Especial e InclusivaO trabalho apresenta-se como forma de levar o professor a repensar sua prática em sala de aula, levando em conta o aluno como um ser bio-psico-social em formação e suas particularidades. É de extrema importância conhecer o funcionamento das bases cerebrais para que o aprendizado ocorra adequadamente, pois assim pode-se oferecer uma assistência efetiva a todos os alunos, principalmente aos que apresentam dificuldades em sua aprendizagem e/ou são inclusos. Enfatiza-se a importância de um ensino voltado para a necessidade de cada criança no processo ensino-aprendizagem e de conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento cerebral e os mecanismos que permeiam cada dificuldade. O ensino deve valorizar o conhecimento que a criança traz consigo, com atividades voltadas ao seu nível de desenvolvimento e prontidão, respeitando as suas limitações, estimulando as suas eficiências e ativando as áreas adequadas do cérebro para que as sinapses ocorram.
Leia este artigoAs tecnologias e o mundo globalizado: reflexões sobre o cotidiano contemporâneo
Computação e Tecnologias e Cidadania e ComportamentoEste artigo anseia fazer uma reflexão acerca dos referenciais que norteiam a sociedade brasileira da atualidade e sua relação com as tecnologias de um mundo globalizado. Pretendemos verificar a importância das tecnologias para os dias atuais e as possíveis repercussões significativas para o cotidiano. Para a composição deste material, optamos pela pesquisa bibliográfica como metodologia. A temática é atual, pertinente e válida para o entendimento do bom uso ou não das tecnologias.
Leia este artigoBreve histórico da criança no Brasil: conceituando a infância a partir do debate historiográfico
Antropologia, História e Cidadania e ComportamentoVários autores analisam a criança como sujeito histórico; neste trabalho são abordados alguns estudos essenciais para a análise das condições e do contexto da infância no Brasil, desde o período colonial até os primeiros anos da República.
Leia este artigoA pedagogia antes da Pedagogia
História da EducaçãoA resenha do artigo de Bárbara Botter mostra como foram os primeiros passos da Pedagogia, dados pelos filósofos da Grécia Antiga, sem que existissem prédios e instituições específicas para tal finalidade.
Leia este artigoChama que arde e se vê
Ecologia e Meio Ambiente e Cidadania e ComportamentoÉ possível perceber e mostrar a destruição que vivemos no planeta de maneira poética, sem perder a força e a coragem de apresentar ao mundo as consequências que virão desse modo de viver – e morrer.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."