Edição V. 20, Ed. 23 - 23/06/2020
Políticas públicas educacionais: o papel da formação continuada no desenvolvimento da Educação Básica
Formação de Professores e Política EducacionalO artigo analisa as políticas públicas de formação de professores/as da Educação Básica destacando aquelas voltadas para a formação continuada dos profissionais da Educação, buscando observar sua legitimidade e aplicabilidade. Para tal, dialoga com vários autores, como Gatti, Nóvoa, Candau e Zeichner, entre outros. Utilizando a metodologia do relato de experiência, busca refletir acerca do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no município de Casimiro de Abreu/RJ levado aos educadores da rede municipal.
Leia este artigoResenha do artigo "Educação, cultura e diversidade"
ComunicaçãoEsta resenha aborda o trabalho de Rosani Moreira Leitão, que analisa a educação nas tribos indígenas brasileiras e a compara com o modelo ocidental quanto a práticas, situações, valores e saberes transmitidos. Com ele é possível entender a relação entre a dita civilização e a cultura indígena, que se esforça para resistir à dominação.
Leia este artigoO uso de jogos no ensino e suas aplicações práticas
História, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalO objetivo deste artigo é demonstrar a eficácia e a utilidade do uso de jogos em sala de aula como alternativa pedagógica. Incentiva os docentes a desenvolver estratégias na seleção de conteúdos visando à aplicação em sala de aula na disciplina de História, mas com aplicabilidade em outras disciplinas. Visa também ao incentivo da pesquisa histórica com desenvolvimento de métodos para a aplicação dessa pesquisa com o intuito de acompanhar o progresso da aplicação das metodologias; dessa forma, direciona a pesquisa a fim de que o aluno possa desenvolver métodos de pesquisa, ajudando assim na compreensão. Mostra também na prática o planejamento para a aplicação do jogo em uma turma do 1º ano do Ensino Médio.
Leia este artigoAnálise crítica sobre a proposta curricular para o 6º ano do Ensino Fundamental do Estado do Rio de Janeiro
Geografia e AvaliaçãoDiscutir a educação e suas práticas é uma excelente forma de conhecer a profissão que tanto nos é importante. O presente artigo visa uma análise das habilidades e competências presentes no Currículo Mínimo do 6º ano do Ensino Fundamental e como são, se é que são, colocadas em práticas na escola pública, por meio de estudo no Colégio Estadual Antônio Pecly. Para tal, foi realizado trabalho de campo com o auxilio de um professor da escola que é responsável por aquela série escolar, além de pesquisa minuciosa no documento do Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro. Consta também uma análise sobre a transposição didática e sua participação no Currículo Mínimo de Geografia para aquela série, bem como sua utilização pelos professores da rede pública.
Leia este artigoO ensino de Zoologia e a confecção de uma coleção zoológica didática
Zoologia e Biologia e BiociênciasAs coleções didáticas possuem a finalidade de aproximar o aluno de seu objeto de estudo, auxiliando no processo de construção do conhecimento. Porém o ensino de Ciências Biológicas ainda se configura muito expositivo e limitado em suas abordagens, o que dificulta essa interação. Atualmente, diversas metodologias alternativas são propostas para reconfigurar o atual estado desse ensino, e as coleções didáticas vêm demonstrando bons resultados nesse processo. Este artigo relata uma experiência ocorrida em uma escola pública do interior do Estado de Minas Gerais, onde fora proposto aos alunos a confecção de uma pequena coleção didática de artrópodes em via úmida, com a finalidade de ficar disponível para a comunidade escolar.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."