Edição V. 20, Ed. 31 - 18/08/2020

Experiência com sala de aula temática no Ensino Fundamental II em Alto do Rodrigues/RN

Instituição Escola

Uma escola municipal no Rio Grande do Norte experimentou organizar suas salas de acordo com a disciplina. Em entrevistas com professores e gestores, foram identificados pontos positivos e negativos da experiência. Mas é importante consultar toda a comunidade escolar para que a avaliação seja mais aprofundada e, eventualmente corrigida ou melhorada.

Leia este artigo

Análise do texto História da África: temas e questões para a sala de aula

Antropologia, História, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Política Cultural e Política Educacional

O presente trabalho é uma breve análise bibliográfica do texto História da África: temas e questões para a sala de aula, de Mônica Lima; aborda também algumas questões sobre a equivocada visão e a negação dos europeus em relação à história do continente africano, destacando alguns aspectos relevantes. Enfatiza a importância das temáticas variadas sugeridas para a sala de aula como ferramenta metodológica para desempenhar bom trabalho pedagógico.

Leia este artigo

Educação e autonomia

Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este artigo tem por objetivo propor uma análise acerca da educação e da autonomia que ela oferece aos indivíduos. Não há como pensar educação sem essa perspectiva, pois qualquer modelo educacional que não tenha essa característica foge ao caráter principal desse processo dinâmico. Este trabalho também visa fazer uma análise conceitual que oriente a não reproduzir velhos erros da educação bancária. O objetivo geral é enaltecer a importância do processo de ensino-aprendizagem voltado para a autonomia dos indivíduos. Como objetivos específicos estão: analisar as principais características da educação que reproduz a formação tecnicista; apresentar propostas que viabilizem a transformação do processo de ensino-aprendizagem; destacar elementos que enalteçam a formação dos indivíduos numa perspectiva cidadã. O trabalho foi desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica e tem o compromisso de trazer ao ambiente acadêmico, escolar, profissional da educação e às pessoas que se interessem pelo tema uma reflexão crítica. A expectativa é de que proporcione, pelos dados levantados, uma releitura da realidade educacional e provoque discussões e novas iniciativas no campo da educação.

Leia este artigo

Avaliação do nível de satisfação do uso de jogos eletrônicos em sala de aula: um estudo de caso utilizando o software Kahoot!

Avaliação

Com os avanços tecnológicos, é cada vez mais comum a utilização de jogos eletrônicos por docentes de diversas áreas, com o intuito de tornar a aula lúdica e em consonância com novas tendências e tecnologias. A pergunta é se realmente o ambiente virtual de aprendizagem é eficaz e eficiente para a utilização em sala de aula. Para propor um caminho de resposta a essa indagação, o presente artigo tem a finalidade de avaliar a utilização do software Kahoot! do ponto de vista de estudantes de Ensino Médio em uma situação específica de sala de aula. Esse aplicativo é amplamente utilizado nas instituições públicas de ensino e é de fundamental importância atestar sua qualidade para continuar o seu emprego. Como metodologia de trabalho, este estudo utilizou a pesquisa de campo, baseada em um questionário de dez perguntas. Como resultado, o jogo digital obteve avaliação satisfatória na concepção dos estudantes, que o qualificaram positivamente em vários aspectos investigados.

Leia este artigo

Ensino na rede pública em tempos de pandemia: duas experiências docentes

Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho tem como objetivo apresentar as ressignificações do processo de ensino em contexto de pandemia e como a experiência docente vem sendo (re)construída na rede pública; são dois relatos de experiência colhidos por professores atuantes em diferentes níveis da Educação Básica. São inúmeros os esforços de docentes que visam transformar a sala de aula virtual (na maior parte da vezes materializada em uma tela de celular ou uma folha de papel) em um ambiente menos tenso e frio, ainda que prevalecendo o isolamento social. O processo de adaptação, no entanto, tem sido árduo, tanto para alunos quanto para professores, especialmente por causa do aumento de casos de ansiedade e depressão e de limitações financeiras e tecnológicas enfrentadas por grande parte da população brasileira.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco