Edição V. 20, Ed. 32 - 25/08/2020

O ensino da cultura afro-brasileira na sala de aula por meio da arte

Educação Infantil, Formação de Professores, História da Educação, Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Educação Artística

O tema desta pesquisa está ligado ao ensino da cultura afro-brasileira, que está assegurado por lei; este trabalho analisa a presença dessa cultura nas aulas de Artes, quando podem ser levantadas questões polêmicas, e para isso é necessário abdicar de qualquer tipo de preconceito, pois o que está sendo trabalhado é determinada cultura. Uma das perspectivas do ensino de Artes é o ensino da cultura afro-brasileira para o resgate cultural. Trata-se de uma pesquisa teórica, voltada para análise dos materiais produzidos e das legislações vigentes que a tangenciem.

Leia este artigo

A atuação do supervisor escolar na avaliação de Matemática do Proeb

Matemática, Avaliação, Instituição Escola e Política Educacional

O supervisor escolar é aquele que preza pelo bem-estar de sua escola, cuidando de seus alunos, profissionais e comunidade escolar, mostrando que nela há um sucesso geral na educação. Para esse sucesso, é preciso verificar como está a aprendizagem, que pode ser por meio das avaliações, incluindo a avaliação externa. O objetivo deste artigo é apresentar o papel do supervisor escolar na avaliação externa do Estado de Minas Gerais, o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). A metodologia abordada foi a pesquisa qualitativa, aprofundando na questão da relação da avaliação externa e o supervisor escolar. Esse profissional da educação deve apoiar e ser um intermediário no processo de ensino-aprendizagem do aluno para que os resultados das avaliações sejam satisfatórias para a escola e para o estado. Para isso acontecer, é importante a relação estabelecida entre professor e supervisor, mostrando que o trabalho em conjunto é o caminho para o sucesso da educação.

Leia este artigo

Trabalho docente na rede municipal de São Paulo no contexto da pandemia de Covid-19

Computação e Tecnologias, Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este artigo apresenta reflexões sobre os desafios do ensino em tempos de pandemia. A crise sanitária global provocada pela Covid-19 trouxe impactos econômicos, políticos, sociais e educacionais sem precedentes. Nesse contexto, o ensino remoto foi adotado em diversas redes de ensino mundo afora, uma vez que o isolamento social se tornou necessário como tentativa de controle da pandemia. Assim, com base em relato de prática docente desenvolvida na rede municipal de ensino de São Paulo, por meio de aulas virtuais, são analisadas questões relacionadas a aspectos institucionais; à funcionalidade das ferramentas digitais adotadas; à inclusão digital; às demandas dos docentes; às potencialidades e dificuldades envolvidas no ensino remoto para estudantes do Ensino Fundamental na rede pública. Considerando que o relato apresentado é um recorte da realidade de uma importante rede de ensino, as discussões levantadas podem contribuir para o debate necessário nesse contexto inédito, com vistas ao fortalecimento da educação pública como instrumento de equidade.

Leia este artigo

Um livro, duas paixões: entrevista com Adriana Oliveira Bernardes

Astronomia, Física, Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

Uma das autoras mais publicadas na revista Educação Pública, com forte atuação na Fundação Cecierj e no Consórcio Cederj, Adriana Oliveira Bernardes publica um livro reunindo temas pelos quais é apaixonada: Astronomia e Educação. É disso que ela fala nesta entrevista.

Leia este artigo

Ensino híbrido e as TIC: discussões teóricas e metodológicas para potencializar a aprendizagem de História

Computação e Tecnologias, História, Avaliação e Vivências de Sala de Aula

O ensino híbrido pode potencializar o processo de ensino de História, desde que o educador seja motivado pela sua gestão e tenha recebido suporte teórico dentro das condições técnicas que a escola em que atua oferece. Dois projetos desenvolvidos no Estado do Tocantins indicam como ambientes virtuais de aprendizagem contribuem para dar aos estudantes protagonismo nesse processo.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco