Edição V. 20, Ed. 33 - 01/09/2020

A formação do docente da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina/MG

Formação de Professores

Este estudo visou conhecer o perfil dos docentes de duas escolas da Rede Estadual de Educação Profissional de Minas Gerais sob a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, especialmente no que se refere à formação acadêmica e à habilitação para ministrar disciplinas dos cursos técnicos. A autora é analista educacional da equipe pedagógica da SRE Leopoldina e analisa a Resolução SEE-MG nº 3.435/17.

Leia este artigo

Aquisição tardia de língua de sinais e impactos de diagnósticos associados à dificuldade de aprendizagem e educação de pessoas surdas

Psicologia e Educação Especial e Inclusiva

Neste artigo procuramos analisar alguns dos impactos de diagnósticos associados à dificuldade de aprendizagem e a aquisição de língua de sinais tardia na educação de pessoas surdas. Para tanto buscamos junto à literatura abordar questões pertinentes à visão que a sociedade manifestou no decorrer da historia sobre as pessoas surdas. Desse modo percorremos percepções de exclusão e invisibilidade, bem como questões referentes à compreensão intrafamiliar, tensões nos diversos âmbitos de relacionamentos sociais. Também buscamos trazer à cena correlações referentes a aspectos emocionais e cognitivos advindos dos vários enfrentamentos de lugares de poder e saber que as pessoas surdas vivenciam no cotidiano. Outro ponto abordado foi referente às questões sobre mitos envolvidos nas línguas de sinais, lugares de poder e estereótipos criados pela sociedade majoritária. Ainda foram enfatizadas possíveis estratégias de simulação de entendimento de contextos de segunda língua que contribuem para percepções equivocadas de dificuldades de aprendizagem. Além disso, destaca-se a importância da visibilidade da identidade da pessoa surda.

Leia este artigo

O estudo do eletromagnetismo utilizando o anime Dr. Stone como ferramenta didática

Física

Este trabalho tem como objetivo utilizar anime como recurso didático no ensino de eletromagnetismo, tendo em vista que a utilização de recursos audiovisuais auxilia o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a compreensão de conteúdos por meio de metodologias mais interativas. Para alcançar os objetivos propostos, elaborou-se uma sequência didática a fim de organizar as atividades e os conteúdos programáticos em treze aulas, tendo como proposta trabalhar o anime como material didático na discussão de conhecimento científico abordado no episódio em questão, com o intuito de aprender a discutir sobre ciência de modo mais interativo e mostrar, em uma exibição de animação, a utilidade do saber científico. Utilizou-se o anime Dr. Stone para discussões de conceitos físicos de eletromagnetismo; espera-se, além de desenvolver as habilidades que a BNCC cita em seus documentos oficiais, que a metodologia proposta possa contribuir de forma significativa na aprendizagem dos discentes e demonstrar ao corpo docente novas possibilidades de abordagens de conteúdos de Física.

Leia este artigo

Consolidar territorialização, pautar plataformas de sociabilidades

Comunicação e Sociologia

Pensando o mundo, em vários momentos, os territórios e experiências vivenciados, a perspectiva de sociabilidade, esta poesia trata esses temas tão misturados e ligados ao contexto universitário de busca de identidades e características individuais e coletivas, em vários movimentos e diversas formas de apresentação.

Leia este artigo

Desafios da gestão escolar frente à pandemia de Covid-19

Computação e Tecnologias, Avaliação, Educação a Distância, Educação Infantil, Instituição Escola, Outras Mais Específicas e Política Educacional

O objetivo geral deste artigo é discutir acerca dos desafios da gestão escolar frente à pandemia de Covid-19, bem como discorrer sobre aspectos pertinentes quanto à saúde e à educação no período. A pesquisa foi baseada e fundamentada com bibliografia atualizada, teorizada por grandes autores. A metodologia está fundamentada na revisão bibliográfica multidisciplinar, além de técnicas de pesquisa doutrinária. O procedimento técnico adotado foi o analítico, justificado e baseado nas teorias de gestão e Psicanálise, com vistas a construir o desenvolvimento do trabalho. Sabe-se que o coronavírus atingiu o mundo inteiro de forma surpreendente e em virtude disso professores e gestores precisaram se reinventar para poder potencializar o ensino em um momento tão sombrio na história da humanidade. Esta pesquisa se justifica, pois o Covid-19 tem alto poder de contágio e letalidade e isso desencadeou muito medo em todas as áreas de atuação; consequentemente, também teve reflexo no desempenho dos profissionais docentes e gestores. Esta pesquisa tem como objetivo verificar o impacto causado pelo coronavírus na educação brasileira, bem como os gatilhos psicológicos negativos que foram danosos à saúde mental de todos. Observou-se neste artigo sobre o que é necessário ser feito para minimizar os impactos psicológicos negativos da Covid-19 na gestão escolar; em um terceiro momento conheceremos um pouco sobre o Método da Vibração, uma metodologia eficaz para se manter imune mentalmente e motivado mesmo em tempos obscuros. Por fim, pretende-se com este trabalho levar conhecimento à comunidade, a fim de que os docentes mantenham-se sempre saudáveis, ativos, vibrantes, a fim de buscar sempre a qualidade no ensino.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco