Edição V. 20, Ed. 33 - 01/09/2020
A formação do docente da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina/MG
Formação de ProfessoresEste estudo visou conhecer o perfil dos docentes de duas escolas da Rede Estadual de Educação Profissional de Minas Gerais sob a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, especialmente no que se refere à formação acadêmica e à habilitação para ministrar disciplinas dos cursos técnicos. A autora é analista educacional da equipe pedagógica da SRE Leopoldina e analisa a Resolução SEE-MG nº 3.435/17.
Leia este artigoAquisição tardia de língua de sinais e impactos de diagnósticos associados à dificuldade de aprendizagem e educação de pessoas surdas
Psicologia e Educação Especial e InclusivaNeste artigo procuramos analisar alguns dos impactos de diagnósticos associados à dificuldade de aprendizagem e a aquisição de língua de sinais tardia na educação de pessoas surdas. Para tanto buscamos junto à literatura abordar questões pertinentes à visão que a sociedade manifestou no decorrer da historia sobre as pessoas surdas. Desse modo percorremos percepções de exclusão e invisibilidade, bem como questões referentes à compreensão intrafamiliar, tensões nos diversos âmbitos de relacionamentos sociais. Também buscamos trazer à cena correlações referentes a aspectos emocionais e cognitivos advindos dos vários enfrentamentos de lugares de poder e saber que as pessoas surdas vivenciam no cotidiano. Outro ponto abordado foi referente às questões sobre mitos envolvidos nas línguas de sinais, lugares de poder e estereótipos criados pela sociedade majoritária. Ainda foram enfatizadas possíveis estratégias de simulação de entendimento de contextos de segunda língua que contribuem para percepções equivocadas de dificuldades de aprendizagem. Além disso, destaca-se a importância da visibilidade da identidade da pessoa surda.
Leia este artigoO estudo do eletromagnetismo utilizando o anime Dr. Stone como ferramenta didática
FísicaEste trabalho tem como objetivo utilizar anime como recurso didático no ensino de eletromagnetismo, tendo em vista que a utilização de recursos audiovisuais auxilia o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a compreensão de conteúdos por meio de metodologias mais interativas. Para alcançar os objetivos propostos, elaborou-se uma sequência didática a fim de organizar as atividades e os conteúdos programáticos em treze aulas, tendo como proposta trabalhar o anime como material didático na discussão de conhecimento científico abordado no episódio em questão, com o intuito de aprender a discutir sobre ciência de modo mais interativo e mostrar, em uma exibição de animação, a utilidade do saber científico. Utilizou-se o anime Dr. Stone para discussões de conceitos físicos de eletromagnetismo; espera-se, além de desenvolver as habilidades que a BNCC cita em seus documentos oficiais, que a metodologia proposta possa contribuir de forma significativa na aprendizagem dos discentes e demonstrar ao corpo docente novas possibilidades de abordagens de conteúdos de Física.
Leia este artigoConsolidar territorialização, pautar plataformas de sociabilidades
Comunicação e SociologiaPensando o mundo, em vários momentos, os territórios e experiências vivenciados, a perspectiva de sociabilidade, esta poesia trata esses temas tão misturados e ligados ao contexto universitário de busca de identidades e características individuais e coletivas, em vários movimentos e diversas formas de apresentação.
Leia este artigoDesafios da gestão escolar frente à pandemia de Covid-19
Computação e Tecnologias, Avaliação, Educação a Distância, Educação Infantil, Instituição Escola, Outras Mais Específicas e Política EducacionalO objetivo geral deste artigo é discutir acerca dos desafios da gestão escolar frente à pandemia de Covid-19, bem como discorrer sobre aspectos pertinentes quanto à saúde e à educação no período. A pesquisa foi baseada e fundamentada com bibliografia atualizada, teorizada por grandes autores. A metodologia está fundamentada na revisão bibliográfica multidisciplinar, além de técnicas de pesquisa doutrinária. O procedimento técnico adotado foi o analítico, justificado e baseado nas teorias de gestão e Psicanálise, com vistas a construir o desenvolvimento do trabalho. Sabe-se que o coronavírus atingiu o mundo inteiro de forma surpreendente e em virtude disso professores e gestores precisaram se reinventar para poder potencializar o ensino em um momento tão sombrio na história da humanidade. Esta pesquisa se justifica, pois o Covid-19 tem alto poder de contágio e letalidade e isso desencadeou muito medo em todas as áreas de atuação; consequentemente, também teve reflexo no desempenho dos profissionais docentes e gestores. Esta pesquisa tem como objetivo verificar o impacto causado pelo coronavírus na educação brasileira, bem como os gatilhos psicológicos negativos que foram danosos à saúde mental de todos. Observou-se neste artigo sobre o que é necessário ser feito para minimizar os impactos psicológicos negativos da Covid-19 na gestão escolar; em um terceiro momento conheceremos um pouco sobre o Método da Vibração, uma metodologia eficaz para se manter imune mentalmente e motivado mesmo em tempos obscuros. Por fim, pretende-se com este trabalho levar conhecimento à comunidade, a fim de que os docentes mantenham-se sempre saudáveis, ativos, vibrantes, a fim de buscar sempre a qualidade no ensino.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui