Edição V. 20, Ed. 5 - 04/02/2020

História da leitura

Língua Portuguesa e Literatura

Esta resenha aborda um artigo de Steven Roger Fischer que analisa o início dos povos grafos, suas transformações na Antiguidade e a importância da leitura e da escrita na atualidade.

Leia este artigo

A escrita mecânica e padrão do Enem: um panorama com base no atual ensino de redação no Ensino Médio

Cidadania e Comportamento, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

A redação ganhou muita importância na formulação e realização do Enem, pois possibilita o alcance de notas altas que podem significar o ingresso no curso superior desejado. Entretanto, esse modelo faz com que sejam criadas estratégias para mecanizar as informações a serem utilizadas na prova, perdendo o aspecto criativo dos jovens.

Leia este artigo

Reflexões sobre a arte de contar histórias

Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo, fundamentado em pesquisa bibliográfica e prática docente em sala de leitura da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, propõe algumas reflexões sobre a arte de contar histórias, levando em conta sua importância histórica e cultural. A despeito da desvalorização da narrativa oral, especialmente diante dos avanços científicos e tecnológicos que dominam a sociedade contemporânea, a palavra permanece como elemento primordial da condição humana. Este trabalho destaca a importância de contar histórias no contexto escolar como estratégia na mediação de leitura literária, contribuindo para a formação de leitores.

Leia este artigo

Sequência didática em aulas de Língua Inglesa: uma abordagem no 7º ano do Ensino Fundamental

Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

O presente artigo almeja apresentar os pressupostos teóricos que constituem a proposta de sequência didática em meio educacional e sua contribuição em aulas de língua inglesa. Nossos objetivos concentram-se em demonstrar as contribuições significativas da aplicação de novas abordagens metodológicas na promoção do ensino da língua inglesa de forma significativa. Diversos autores tratam da relevância da SD no auxílio à prática pedagógica. Nossa abordagem metodológica lançou mão de pesquisa qualitativa com vistas à investigação de estudo de caso. O estudo é fruto da parceria entre coordenação escolar, docente e discente em prol do melhor desempenho da proposta metodológica.

Leia este artigo

Inclusão educacional de autistas em escolas militares de Minas Gerais

Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

O Estado brasileiro tem o dever e o compromisso de assegurar a todos os brasileiros o acesso à educação, sendo a educação um direito social. Porém, mesmo com diretrizes específicas, como a instituição da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a inclusão da pessoa autista na educação formal não é observada de forma plena em muitas escolas do país e há poucos estudos sobre a inclusão desses alunos nas escolas militares do país. Este artigo propõe a análise e discussão do processo de inclusão dos alunos autistas das unidades do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais (CTPM). Aplicou-se um questionário com perguntas objetivas sobre essa temática a gestores e professores das unidades da instituição. É conclusivo que há a necessidade de um programa de formação para professores e gestores e investimento em infraestrutura e pessoal para uma equipe multidisciplinar especializada. O artigo contribui para a maturidade do trabalho de inclusão do autista nas escolas militares do estado e do país.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

20/10 às 18h | Mulheres na EaD: partilhando experiências e realidades antes e durante a pandemia

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco