Edição V. 20, Ed. 6 - 11/02/2020

Políticas para a implementação de tecnologias educacionais na escola pública

Direito, Instituição Escola e Política Educacional

Há algumas décadas vêm sendo feitos esforços para inserir elementos de tecnologia nos processos educacionais. A legislação e as normas emanadas pelo MEC abordam esse assunto e valorizam esse processo de inserção. É preciso que se intensifique esse emprego das tecnologias de informação e comunicação – especialmente na escola pública de todos os níveis.

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Linguagens, códigos e suas tecnologias: a abordagem da Língua Portuguesa no Enem

Língua Portuguesa e Literatura

Esta pesquisa busca fazer uma análise crítica acerca da abordagem da disciplina de Língua Portuguesa nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem, das últimas edições (2015 a 2018). O estudo foi desenvolvido diante da necessidade de ampliar a interpretação acerca da forma com que as questões de linguagem são abordadas, realçando um contraste teórico entre o que comumente é ensinado nas escolas do Brasil com as exigências práticas do referido exame. Nosso aporte teórico é composto pelas contribuições de autores e estudiosos da área da educação. A metodologia apoia-se nas concepções de pesquisa qualitativa com vistas à revisão bibliográfica. O estudo abre espaço à interpretação das mais variadas abordagens da Língua Portuguesa em provas do Enem de modo a evidenciar traços característicos de suas abordagens e indicar a ênfase que professores de Língua Portuguesa necessitam dar em suas aulas, preparando o alunado com perspectivas plausíveis e concretas, de modo que professores e alunos possam traçar planos de aula e estudos coerentes com o que realmente é cobrado.

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Linguagem coloquial e culta na língua portuguesa: onde e quando o "pobrema" não é problema

Língua Portuguesa e Literatura

O presente estudo engloba uma discussão acerca das variações linguísticas da língua portuguesa e apreciações de distintas áreas do conhecimento, como a Linguística e a Gramática. Diante do cenário de impasses comunicativos, a produção aqui desenvolvida destaca o objetivo de contrastar e evidenciar situações de ocorrência dessas variantes e sua interpretação pela norma culta oficial. O estudo justifica-se pela necessidade de inibir situação de exclusão por meio da expressão oral, bem como a superficial imposição do certo e do errado na língua pelas adequações e desproporções da prática linguística legítima. Como base ao estudo, contamos com as contribuições de autores representativos. Foi feita uma revisão bibliográfica de produções especificamente adequadas à temática investigada. Busca-se apresentar um panorama acerca das principais definições e apreciações da fala que expressam a formação linguística dos indivíduos e identificam origens, ressaltando a função da transmissão da informação de forma recíproca, clara e objetiva.

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Psicomotricidade na Educação Infantil: intervenção em turma de Nivel III de Natal/RN

Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

O estudo busca abrir espaço à discussão acerca das contribuições da Psicomotricidade para a Educação Infantil, com ênfase nas dificuldades de aprendizagem. Objetivamos evidenciar as contribuições de atividades psicomotoras pela observação da prática pedagógica com base nos conceitos teórico-metodológicos dessa ciência em uma instituição de ensino infantil da cidade de Natal. Para tanto, buscou-se reunir as principais concepções teóricas de autores renomados da Psicomotricidade, bem como outros grandes nomes referenciados ao desenvolvimento cognitivo, além daqueles que tratam de abordagens metodológicas. Procedendo com uma abordagem metodológica embasada em pesquisa qualitativa com vista à pesquisa de campo, o estudo oportunizou a participação docente através da aplicação de questionário investigativo. Os resultados do estudo conferem à Psicomotricidade a função de orientar o trabalho pedagógico ao estabelecimento de estratégias de aprendizado que tornem o aluno o precursor de seu aprendizado, pela superação de obstáculos cognitivos.

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Da ideia à culminância: a importância dos processos pedagógicos

Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Educação Artística

A prática de realização de trabalhos de projetos com apresentações finais festivas não pode prescindir da atenção e cuidado com as diversas etapas de produção e preparação das atividades de culminância, pois é a melhor forma de orientar as ações dos alunos e dar a eles trilhas, e não trilhos para caminhar rumo ao conhecimento.

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